Essa semana, o Tor Project anunciou em seu blog oficial que irá fundir com o sistema operacional Tails, uma distribuição do Linux. Ambos os projetos são focados na privacidade do usuário na internet. Com esta fusão, o Tor e Tails esperam ajudar ainda mais os usuários na busca por maior privacidade no meio virtual. Segue abaixo a tradução na íntegra do artigo em que a fusão dos dois projetos é anunciada.

Hoje, o Tor Project, uma organização global sem fins lucrativos que desenvolve ferramentas para privacidade e anonimato on-line, e o Tails, um sistema operacional portátil que usa o Tor para proteger os usuários da vigilância digital, uniram forças e operações. A incorporação do Tails à estrutura do Projeto Tor permite uma colaboração mais fácil, melhor sustentabilidade, redução de despesas gerais e expansão dos programas de treinamento e divulgação para combater um número maior de ameaças digitais. Em resumo, a união fortalecerá a capacidade das duas organizações de proteger as pessoas em todo o mundo contra a vigilância e a censura.


Agrupamento de recursos para atender melhor a uma comunidade global

Ao combater a ameaça da vigilância em massa global e da censura a uma Internet livre, o Tor e o Tails fornecem ferramentas essenciais para ajudar as pessoas em todo o mundo a se manterem seguras on-line. Ao unir forças, esses dois defensores da privacidade reunirão seus recursos para se concentrar no que mais importa: garantir que ativistas, jornalistas e outros usuários comuns e em risco tenham acesso a ferramentas de segurança digital aprimoradas.

No final de 2023, o Tails abordou o Projeto Tor com a ideia de fundir suas operações. O Tails havia superado sua estrutura atual. Em vez de expandir a capacidade operacional do Tails por conta própria e colocar mais estresse sobre os funcionários do Tails, a fusão com o Projeto Tor, com sua estrutura operacional maior e estabelecida, ofereceu uma solução. Ao unir forças, a equipe do Tails pode agora se concentrar em sua missão principal de manter e melhorar o Tails OS, explorando mais casos de uso complementares enquanto se beneficia da estrutura organizacional maior do Projeto Tor.

Essa solução é um resultado natural do histórico compartilhado de colaboração e solidariedade entre o Projeto Tor e o Tails. Há 15 anos, o primeiro lançamento do Tails foi anunciado em uma lista de discussão do Tor, os desenvolvedores do Tor e do Tails têm colaborado estreitamente desde 2015 e, mais recentemente, o Tails tem sido um subconcessionário do Tor. Para o Tails, parecia óbvio que, se eles tivessem que abordar uma organização maior com a possibilidade de fusão, seria o Projeto Tor.

“Administrar o Tails como um projeto independente por 15 anos foi um esforço enorme, mas não pelas razões que você poderia esperar. A parte mais difícil não foi a tecnologia – foi lidar com tarefas críticas como arrecadação de fundos, finanças e RH. Depois de tentar gerenciar isso de diferentes maneiras, estou realmente aliviado pelo fato de o Tails estar agora sob a proteção do Projeto Tor. De certa forma, é como voltar para casa”, diz intrigeri, líder de equipe do Tails OS, The Tor Project.

Acolhimento de novos usuários e parceiros em nossas comunidades

Quer se trate de alguém que esteja buscando acesso à Web aberta ou enfrentando vigilância, o Tor e o Tails oferecem proteções complementares. Enquanto o Navegador Tor torna anônima a atividade on-line, o Tails protege todo o sistema operacional – de arquivos a sessões de navegação. Para jornalistas que trabalham em regiões repressivas ou que cobrem tópicos sensíveis, o Tor e o Tails são frequentemente usados como um conjunto para proteger suas comunicações e salvaguardar suas fontes. A fusão levará a um tratamento mais robusto desses modelos de ameaças que se sobrepõem e oferecerá uma solução abrangente para aqueles que precisam de segurança em nível de rede e de sistema em ambientes de alto risco.

Ele também abrirá oportunidades mais amplas de treinamento e divulgação. Até agora, os esforços educacionais do Tor têm se concentrado principalmente em seu navegador. Com o Tails integrado a esses programas, poderemos abordar uma gama mais ampla de necessidades de privacidade e cenários de segurança. Por fim, essa fusão levará a uma maior visibilidade do Tails. Muitos usuários familiarizados com o Tor talvez ainda não conheçam o Tails OS. Ao trazer o Tails para o âmbito do Projeto Tor, podemos apresentar essa poderosa ferramenta a mais indivíduos e grupos que precisam permanecer anônimos enquanto trabalham em ambientes hostis.

“A união com a Tor significa que finalmente teremos a capacidade de alcançar mais pessoas que precisam do Tails. Já sabíamos há muito tempo que precisávamos aumentar nosso alcance, mas não tínhamos os recursos para isso”, intrigou-se.

“Ao unir essas duas organizações, não estamos apenas facilitando as coisas para nossas equipes, mas também garantindo o desenvolvimento sustentável e o avanço dessas ferramentas vitais. O trabalho em conjunto permite uma colaboração mais rápida e eficiente, possibilitando a rápida integração de novos recursos de uma ferramenta à outra. Essa colaboração fortalece nossa missão e acelera nossa capacidade de responder a ameaças em constante evolução”, afirma Isabela Fernandes, diretora executiva do Projeto Tor.

Artigo escrito por Pavel, publicado no Tor Project Blog e traduzido por Rodrigo


Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *