Elon Musk entra na corrida das IAs e decide lançar o TruthGPT

Elon Musk lança TruthGPT

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Empreendimentos baseados em IA (inteligência artificial) continuam em alta e o bilionário Elon Musk está entre os que estão investindo pesado na tecnologia. Ele que já havia participado do desenvolvimento do já popular ChatGPT, agora pretende lançar o seu próprio projeto: o TruthGPT.

TruthGPT e perspectivas sobre as IAs

O anúncio foi feito no canal de TV Fox News, em entrevista de Musk ao apresentador Tucker Calrson. Na entrevista, Musk mostrou a mesma preocupação em relação às IAs que já havia demonstrado em outras ocasiões. Ele afirma que o TruthGPT está sendo desenvolvido para evitar os mesmos problemas que Musk acredita que o ChatGPT e outras ferramentas baseadas em IA podem causar.

Ele afirma que o TruthGPT terá como foco as grandes questões do universo. E como nós humanos fazemos parte do universo, ele não seria uma ameaça para nós.

“Vou começar algo que eu chamo de TruthGPT, ou uma inteligência artificial máxima que tenta entender a natureza do universo. E eu acho que este pode ser o melhor caminho para a segurança no sentido de que uma IA que se preocupa com a compreensão do universo é pouco provável que aniquile os humanos porque nós somos uma parte interessante do universo”.

disse Musk à Calrson

Calrson também comenta com Elon Musk sobre como Elon Musk tentou intervir para que o caminho progressista que o ChatGPT tomou não acontecesse, mas que ele não conseguiu evitar. Calrson também demonstrou compartilhar dos mesmos receios que Musk possui em relação às ferramentas baseadas em IA.

“Efetivamente, isso lhe foi tirado, e agora você o tem como um produto comercial de propriedade da Microsoft e do Google. Mas sua posição nunca mudou o que é, se não colocarmos os freios nisto, pode acabar destruindo tudo o que temos”. Isto é tão perigoso quanto as armas nucleares”.

Musk também afirmou para Calrson que o ChatGPT é desenvolvido por programadores esquerdistas que ensinam o software a mentir. Calrson concordou com Musk, e afirmou que a ferramenta é uma ameaça não apenas pela possibilidade de nos escravizar, mas de induzir a população a acreditar em mentiras, principalmente as que são ditas pelos políticos.

Há motivos para se preocupar?

Apesar de muitas preocupações apresentadas por Musk e Calrson serem legítimas, muitas delas chegam até mesmo a serem exageradas. Não parece plausível que as IAs sejam tão perigosas quanto bombas nucleares e que irão nos escravizar igual no filme Matrix.

No entanto, as preocupações mais realistas, como sobre o viés tendencioso do ChatGPT são díginas de nota. E por isso a importância de ferramentas concorrentes livres destes vieses, como é o caso do TruthGPT que ele mesmo está lançando, e do FreedomGPT, que já foi abordado aqui.

O que esperar do TruthGPT?

O TruthGPT já foi lançado, mas parece ainda estar em processo de ajustes. Os apps tanto para PC quanto para celular já estão disponíveis para download, basta baixar aqui.

De acordo com o White Paper do projeto, a ferramenta pode ser acessada também por um bot presente no mensageiro Telegram. Além disso, ele terá uma verão PRO que será paga por meio do token nativo do TruthGPT.

Se o TruthGPT for o que Musk diz, ele será mais uma ferramenta bem vinda com alternativa ao ChatGPT é similares para um uso mais completo da IA.

2 respostas para “Elon Musk entra na corrida das IAs e decide lançar o TruthGPT”

  1. Avatar de Gordon Freeman
    Gordon Freeman

    Ótimo artigo, só peço que atentem à ortografia.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      obrigado pelo comentário. tomaremos mais cuidado ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 thoughts on “Elon Musk entra na corrida das IAs e decide lançar o TruthGPT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Tecnologia

E se o X for banido do Brasil?

Após as críticas de Elon Musk ao ministro Alexandre de Moraes, o STF incluiu o empresário no inquérito das fake news e já deu o aviso para que as operadores de internet fiquem de prontidão para bloquear o acesso dos internautas a rexe social X, caso o STF ordene. Além disso, Elon Musk recomendou, por […]

Leia Mais
Palel Durov
Tecnologia

CEO do Telegram alfineta a Meta após instabilidade do Facebook e Instagram

A partir do meio dia (horário de brasília) desta terça-feira, milhões de internautas foram surpreendidos com a instabilidade das redes sociais Facebook e Instagram. Ambas da empresa Meta, pertencente a Mark Zuckemberg. Enquanto as duas maiores redes sociais seguiam instáveis, Pavel Durov, o CEO do Telegram, aproveitou para alfinetar a Meta, afirmando que mesmo tendo […]

Leia Mais
Monark
Tecnologia

Bunker555: a plataforma de vídeos criada pelo Monark para concorrer com o YouTube

Após ter todas as contas no YouTube suspensas, o influencer Monark criou uma plataforma de vídeos concorrente, focada em total liberdade de expressão: o Bunker555. O anúncio foi feito pelo influencer em sua conta no X: Monark apresenta sua plataforma como capitalista e 100% livre de censura. Na página inicial do site, se encontra a […]

Leia Mais