Nicolas Maduro, presidente da Venezuela, anunciou que o governo já havia apresentado um pedido oficial de adesão ao bloco BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em um programa semanal de TV, “Con Maduro Mas”, Maduro detalhou que a Venezuela espera se juntar à organização para “aprender, apoiar e ajudar” a desenvolver a visão do bloco.
Maduro afirmou:
“A Venezuela fez sua proposta para ingressar no grupo e esperamos que ela seja avaliada positivamente pelas nações que a integram.”
Maduro elogiou o papel do bloco BRICS na arena geopolítica internacional, declarando que ele constitui “a força motriz por trás do surgimento do mundo multipolar”.
Delcy Rodriguez, vice-presidente do país, explicou que essa candidatura coloca a Venezuela perto de desenvolver novas formas de cooperação econômica “longe do hegemonismo unilateral”.
Espera-se que o BRICS considere a inclusão de novos membros na próxima cúpula a ser realizada na África do Sul no final deste mês.
O caminho da Venezuela para o BRICS
Em sua visita ao Brasil em maio, Maduro declarou que a Venezuela desejava se juntar ao bloco para “acompanhar a construção dessa nova arquitetura, do novo mundo que já está nascendo”.
Na época, o presidente brasileiro Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva apoiou as intenções de Maduro, declarando que era favorável à entrada da Venezuela no BRICS. Ele disse que o pedido da Venezuela seria discutido juntamente com outros pedidos durante a próxima reunião do BRICS.
A China e a Rússia também consideraram o interesse da Venezuela positivo. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse ao Sputnik que eles saudaram “a integração rápida do maior número possível de parceiros partidários à grande família do BRICS”.
Enquanto isso, o ministro das Relações Exteriores da Rússia para a América Latina, Alexandr Schetinin, comentou que as declarações de Maduro refletiam a “autoridade crescente que os BRICS estão adquirindo na atual situação internacional devido ao seu ponto de vista sobre o que está acontecendo”.
Em 25 de julho, Belarus, que também havia se candidatado a fazer parte do bloco, declarou que pelo menos 25 países apresentaram pedidos formais para fazer parte do BRICS.
Artigo escrito por Sergio Goschenko, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido por @rodrigo
Uma resposta para “Venezuela apresenta pedido oficial para ingressar no BRICS”
-
Se muita gente já suspeitava da índole desse bloco, está ficando cada vez mais claro que é só um amontanhado de países subdesenvolvidos e parcialmente socialistas em suas novas aventuras.
Deixe um comentário