Em pesquisa realizada pelo Datafolha na última quinta-feira (21), 58% dos entrevistados afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez menos pelo Brasil do que se esperava no seu governo. O resultado é um ponto percentual acima do apontado no último levantamento, realizado em dezembro do ano passado.
Os que acham que ele fez o que se esperava, que fez mais do que se esperava, sem resposta e aqueles que não souberam responder, mantiveram os mesmos resultados da pesquisa anterior, sendo 24%, 16%, 2% e 1%, respectivamente.
O próprio Lula chegou a reconhecer e comentar sobre a queda de popularidade de seu governo na semana passada. Ele inclusive reconhece que entregou menos do que havia prometido. No entanto, tentou argumentar que está tudo bem e que ele ainda estaria plantando e que os frutos ainda iriam demorar, fazendo uma analogia com plantação de jabuticaba.
Segundo Lula, quando é plantado um pé de jabuticaba, não se come a fruta no dia seguinte. “Eu tenho que esperar ela crescer, ela aflorar, ela botar para poder”.
Com esse discurso e mais promessas, Lula espera que a população brasileira acredite que o melhor ainda está por vir. Mas esse não parece ser o pensamento de muitos brasileiros. Como foi mostrado no artigo anterior, a popularidade do atual presidente vem caindo desde dezembro do ano passado.
No entanto, como tambem dito no artigo anterior, se tratando do Datafolha, é possível que estes números não sejam tão exatos e a impopularidade de Lula seja ainda maior.