Aumento generalizado de preços: Qual a causa?

Aumento de preços

“A solução do governo para um problema é usualmente tão ruim quanto o problema.” – Milton Friedman [1].

É fato que desde o ano passado os preços estão aumentando constantemente, e este fenômeno não é de um único setor da economia. Na verdade, este fenômeno acontece em praticamente todos os setores [2]. E isso não aconteceu só no Brasil, as maiores potências do mundo estão sofrendo com os mesmos problemas, algumas apenas com preços altos [3], enquanto outras sofrem até mesmo com desabastecimentos [4].

Os preços generalizados que ocorrem há – pelo menos – um ano e meio tem mais de um motivo. Pretendo citá-los em tópicos, portanto, analisemos cuidadosamente as políticas que Brasil e diversos países do mundo adotaram e o que elas causaram:

I) Pandemia de Covid-19 – O evento chegou de surpresa para o mundo e acabou por diminuir a demanda por alguns produtos/serviços, a maioria por causa das medidas restritivas (lockdowns, redução de horário de funcionamento, etc.). Obviamente, esta medida causou prejuízo aos comerciantes [5], por isso os empresários tentaram e continuarão tentando recuperar o prejuízo aumentando os preços dos produtos. Isso, claro, sem contar os muitos empreendedores que foram à falência [6].

2) Choque Negativo de Oferta – Aliado ao primeiro tópico, as medidas restritivas provocaram diminuição na oferta de inúmeros bens e realocação de mercado (como por exemplo, a cana de açúcar, destinada à produção de álcool), aumentando preços em razão da baixa oferta [7].

3) Expansão Monetária (Inflação) – Por fim, essa é a pior medida a ser adotada por um governo, porém, a preferida dos políticos (leia mais). Tratando-se de uma situação de pandemia mundial, foi ainda pior. Roberto Campos Neto (presidente do Banco Central) e Paulo Guedes apostaram na desvalorização do Real para estimular a exportação e isso, por si só, já tem efeito enorme. A desvalorização monetária faz com que o aumento de preços seja generalizado [8], prejudicando ainda mais os pobres. Claro que é preciso lembrar que o aumento não acontece de maneira igual – nem ao mesmo tempo – para todos [9].

Esses três efeitos ocorrem simultaneamente como responsáveis pelo aumento generalizado dos preços.

Alguns colocam a pandemia como principal culpada, no entanto, é preciso sempre lembrar da frase já citada no início deste texto, pois a solução nunca virá de mais intervenção estatal. E por mais que alguns digam que o mundo inteiro está enfrentando praticamente os mesmos problemas, na tentativa de defender o governo – como se isso fosse ajudar de alguma forma –, o fato é: Realmente, essas coisas não aconteceram somente no Brasil, mas nos diversos locais do mundo em que aconteceu, na maioria esmagadora das vezes, as causas foram muito parecidas.

A economia é uma ciência e ela não aceita que tentemos modifica-la na base da caneta

Referências

[1] – FRIEDMAN, Milton. An economist’s protest, 1975, p. 6.
[2] – https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58304575
[3] – encurtador.com.br/sACSY
[4] – encurtador.com.br/itRV1 (ao contrário do que afirma a imprensa, isso não foi causado por causa do Brexit, podemos falar mais sobre isso em um próximo texto.).
[5] – encurtador.com.br/hoqNS
[6] – encurtador.com.br/fvJU8
[7] – encurtador.com.br/fgmzB
[8] – Entenda um pouco mais sobre o assunto: encurtador.com.br/hkoP7
[9] – Entenda o Efeito Cantillon: youtu.be/GUutpwHGX-w

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show da Madonna em Copacabana
Economia

Show “gratuito” de Madonna no Rio de Janeiro conta com patrocínio de R$ 20 milhões do governo e prefeitura

O famigerado show “gratuito da cantore pop americana, Madonna, tem data marcada para o dia 4 de maio. O show conta com a expectativa de 1,5 milhão de pessoas, e será realizado na praia de Copacabana. O que não está sendo tão comentado, é o patrocínio de R$ 20 milhões do governo e prefeitura do […]

Leia Mais
Petrobrás
Economia

A discussão em torno da política de dividendos da Petrobrás

A política de pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas pela Petrobrás divide vem gerando um verdadeiro acirramento entre a base do governo Lula de um lado e analistas de mercado e investidores do outro. Dividendos extraordinários são como são chamados os dividendos com valores acima do mercado. De um lado, a base do governo Lula […]

Leia Mais
Barra de chocolate Garoto
Economia

Barra de chocolate da Garoto nos EUA chega a custar menos da metade do preço do produto no Brasil, onde ele é fabricado

Em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, um brasileiro residente nos EUA ficou surpreso ao encontrar barras de chocolate da Garoto por menos da metade do preço encontrado no Brasil. E isso apesar do produto ser fabricado em território nacional. O vídeo foi gravado pelo influencer Yuri Machado Souza, onde mostra que […]

Leia Mais