O 3° Turno Entre Bolsonaro e Lula Já Foi Iniciado?

Desde a última segunda-feira, manifestantes estão questionando, por todo o Brasil, a vitória de Lula no 2° turno das eleições presidenciais. Bloqueios nas estradas e veículos parados em filas enormes tem sido uma constante desde então.

Rumo à um 3° Turno?

Os manifestantes em sua maioria pedem intervenção militar, citando o artigo 142 da Constituição Federal. Segundo eles, a última eleição presidencial foi fraudulenta.

Para aqueles que votaram em Lula – candidato vencedor – as manifestações visam um golpe de estado que Jair Bolsonaro – candidato derrotado – estaria tramando nos bastidores.

Os esquerdistas afirmam que Bolsonaro não soube perder a disputa eleitoral e está apelando.

As descrições citadas nos três últimos parágrafos refletem os comentários que circulam nas redes sociais do pessoal de esquerda e nos noticiários tradicionalmente progressistas.

Tentaremos abaixo dar um parecer que ajude-nos a vermos os fatos com mais clareza.

Justificativas Nebulosas do STF

Lula teve seu processo anulado a partir de uma interpretação questionável. Segundo o STF, o processo foi realizado numa região indevida: Curitiba. E isso fez com que Lula voltasse ao seu estado natural de inocente.

É bem estranho a argumentação que sugere anulação de todas as provas contra Lula. Bastaria preservar as provas obtidas durante as investigações e analisá-las na região devida: Brasília. No entanto, isso não aconteceu.

Os trabalhos do Ministério Público e da Polícia Federal foram jogados no lixo, como se eles nunca tivessem existido. Tal atitude parece um golpe institucional.

Houve Favorecimento Judicial?

Meses depois da anulação de seu processo ser efetivado, o “descondenado” Lula disputou a eleição presidencial e sagrou-se campeão.

É perfeitamente compreensível a revolta dos bolsonaristas. Lula chegou a disputa presidencial de modo duvidoso.

O equívoco dos bolsonaristas foi não terem se manifestado à época da anulação dos processos de Lula, do modo como se manifestam agora.

O momento atual parece inoportuno para manifestações contestatórias, porque passa a ideia de que os bolsonaristas não aceitaram a derrota nas urnas.

A crença de que Bolsonaro seria reeleito ofuscou a estratégia de seus apoiadores. A derrota trouxe desespero a eles.

Narrativas Infindáveis

A esquerda continuará insistindo que Lula ganhou as eleições honestamente e, portanto, deve ter liberdade para governar.

A direita, por sua vez, gritará para quem quiser ouvir que Lula deve ser deposto de seu cargo o mais rápido possível, pois ele foi favorecido judicialmente.

Essa guerra de narrativas deve permanecer ao longo de todo o mandato de Lula. O 3° turno começou e não tem previsão de encerramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais