sábado, dezembro 3, 2022

A Ilusão Dos Serviços Políticos – Não Ligue Para O Voto!

Política. Algo que brota do chão dentro de um período específico e que depois some, tendo apenas alguns respiros fora das eleições.

Você já parou para pensar em como medimos os resultados entregues pelo político, Zarolho? Digamos que Zarolho passe alguma lei, que ele diz que fomentará a economia, e a comida, os remédios etc., ficam mais baratos.

Como saber se foi a lei que produziu esse efeito ou se a diminuição dos preços foi causada por algum método de produção novo que a iniciativa privada descobriu, por questões de concorrência e tudo mais? Veja, estou falando como um leigo aqui! Nada de análises Misesianas de um caso.

Bem, geralmente quando contratamos um serviço ,conseguimos monitorar de perto o que está sendo produzido. Assim enxergamos os seus resultados e conseguimos ter um discernimento maior do processo.

Agora, suponhamos que eu tenha uma casa devido ao trabalho do pedreiro. Não estou sendo assaltado, pois tenho mil seguranças andando comigo. E isso tudo graças à eu ter ficado rico, visto que o Contrajornalismo Konkiano deu certo e já está em sua quinquagésima edição.

As relações entre as causas e os efeitos descritas acima são claras. No entanto, com políticos é diferente. “A economia do país só ficou boa porque o Lula virou presidente e o Bolsonaro entrou como vice.” Caramba! Que loucura! Agradeça à eles que a carne está mais barata.

O que acontece é que as relações econômicas são complexas. Há tantas possibilidades para que algo assim tenha acontecido, desde a descoberta de formas de baratear a comida à até o tabelamento dos preços pelo governo, – fazendo você de trouxa – que pode ser difícil entender o que está acontecendo.

Olha, eu só sei de uma coisa. Se um político consegue melhorar a economia, a educação, a saúde e a segurança para um país inteiro (tirando o fato que ele pode, por algum milagre, passar a super grande medida que faça com que o Estado não faça nada e se exploda) saiba que esse cara é o super empresário que vai conseguir trazer o comunismo para a galera. Afinal, se o cara consegue passar por cima do cálculo econômico, por que não?

O fato é que o serviço político é distante demais. Se tenta abraçar o Brasil inteiro sem nem ter um atendente para a pessoa específica que receberá o serviço, e justamente por ser distante, você pode fazer qualquer exercício mental e dizer que a guerra está sendo benéfica economicamente, já que todos estarão empregados. Viva Putin! Ele está salvando a economia!

Visto isso, tá fazendo o que aqui? Seu vagabundo! Vai produzir alguma coisa em vez de querer colocar um cara sentado no trono pra ficar mandando em como que a economia deve se dar. Afinal, ganhar dinheiro é com empresário, roubar é com político, não?

Artigo escrito por Guelpa e revisado por @rodrigo

APOIE GAZETA LIBERTÁRIA

Contamos com a generosidade de nossos doadores para tornar tudo isso possível. Desejamos publicar nosso conteúdo diariamente para todos, semeando o libertarianismo. Apoie nosso grupo de escritores. 

CONTRIBUIR

spot_img

CONFIRA