O Barulho Fere o PNA?

Nos grandes centros urbanos é praticamente impossível desfrutarmos do silêncio. Há ruídos por toda parte. Veículos buzinando, crianças chorando, pessoas discutindo, música alta tocando. Os ouvidos ficam “exaustos” de tanto trabalharem.

Esses barulhos, que não escolhemos ouvir, nos perturbam de tal modo, que podemos adoecer severamente em decorrência de sua influência.

Ficamos tensos ou relaxados a partir dos sons que ouvimos. Todos os ruídos para o qual somos expostos interferem em nosso funcionamento mental.

Existem pessoas que parecem não se importar se o barulho que fazem incomoda o próximo. Existem até mesmo àquelas que decidem incomodar o semelhante com os barulhos que efetivam.

O aspecto do barulho não é comumente tratado entre os libertários. Pouco se diz sobre o incômodo dos ruídos que nos cercam.

O bom senso é posto como balizador dos atos ruidosos, mas isso não resolve a situação, pois a pessoa barulhenta não se atém ao bom senso, às vezes o considera censurador.

Precisamos criar um parecer sobre o aspecto dos ruídos sonoros. Estabelecer limites razoáveis e legítimos. Deixar que a ordem espontânea resolva essa situação é inviável.

Os libertários possuem esse problema no campo teórico e prático, e não dá para culpar o estado por este mal. É necessário tratá-lo com seriedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes sociais
Direito

As plataformas de mídia social também têm direitos de propriedade

Enquanto especialistas e advogados cruzam espadas sobre a liberdade de expressão nas mídias sociais, um princípio mais silencioso, mas criticamente importante, está sendo ignorado: os direitos de propriedade. Além de violar a Primeira Emenda, a pressa em forçar as plataformas de mídia social a hospedar conteúdo também viola a Quinta Emenda – em particular, a […]

Leia Mais
Cachorro Joca
Direito

O caso do cachorro Joca morto devido a erro da GOL

A morte do cachorro Joca da raça Golden Retrivier trouxe indignação a vários tutores de cachorro, que ocuparam diversos aeroportos ao redor do país como forma de protesto. O cão morreu devido a um erro de trajeto da empresa GOL, onde ele iria viajar com seu dono, João Fantazzini. Diante da indginação muitos chegaram até […]

Leia Mais
Carlos Teixeira bullyng
Direito

Garoto de 13 anos que era vítima de agressão morre devido a ineficiência da escola estatal e do SUS

Um adolescente de apenas 13 anos chamado Carlos Teixeira, morreu de forma trágica na última terça-feira (16), após complicações respiratórias. A morte foi resultante de agressões que o garoto sofria, cuja escola foi incapaz de impedir. O hospital onde o garoto e o pai procuraram ajuda foram incompetentes em não terem tomado as providências necessárias […]

Leia Mais