Como foi dito em um artigo anterior, quando questionado pela Rádio Gaúcha sobre seu apoio ao ditador venezuelano Maduro, Lula afirmou que o conceito de democracia é relativo e que há mais eleições na Venezuela do que no Brasil. Já foi discutido aqui sobre as afirmações de Lula sobre democracia e a Venezuela. Se quiser ler minha breve análise sobre o tema, é só clicar aqui.

Neste artigo, irei falar sobre as omissões de Lula em relação às eleições na Venezuela.

Oposição inelegível

Recentemente a principal opositora de Nicolás Maduro, a engenheira e política Maria Corina Machado foi tornada inelegível por 15 anos para cargos públicos, segundo a ofício da Controladoria Geral da União divulgado nesta sexta-feira (30/06). De acordo com a Controladoria, a cassação é baseada em “irregularidades administrativas” quando ela era deputada (2011-2014).

Outro motivo apresentado seria o de que Machado estaria fazendo parte de uma conspiração junto à Juan Guiadó, opositor de Maduro e que foi reconhecido pelos governos de mais de 50 países como o presidente oficial da Venezuela. No entanto o governo venezuelano não apresentou nenhuma prova desta acusação.

Henrique Capriles, que havia disputado o cargo de presidente com Maduro e perdido em 2017, também foi condenado a ficar inelegível por 15 anos. De acordo com a Controladoria, Capriles liderou protestos violentos contra o governo de Maduro. No entanto, assim como no caso de Machado, não há prova alguma de tal acusação.

A justificativa do governo Maduro

Nicolás Maduro alega que os políticos de oposição estão agindo em conluio com o governo americano para atentar contra seu governo. No entanto, mesmo que tais afirmações sejam verdade, não anulam o fato de que Maduro as está usando como pretexto para impedir que a oposição lhe faça frente e ele permaneça no poder.

Assim como no artigo sobre o discurso de Lula sobre a democracia, isso aqui não é uma crítica a atitude antidemocrática do Maduro. Na verdade, como já dito, se crápulas como Lula e Maduro chegaram ao poder foi justamente devido à democracia.

O que está sendo mostrado aqui é o discurso de Lula de que até mesmo a imagem de democracia com eleições diretas e abertas que ele atribui à Venezuela é falso. Nem mesmo o teatro chamado democracia nos moldes que ainda existem aqui existem mais na Venezuela. Chegou-se a um ponto onde as elites do poder entenderam que não poderão deixar a oportunidade de chegada ao governo aberta se quiserem manter sua hegemonia.

Uma resposta para “A verdade sobre as eleições na Venezuela que Lula omite”

  1. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    E tem gente que tem orgulho nacional. O patriota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares:
1 Comment
  • Alexandre
    Alexandre
    julho 3, 2023 at 1:19 pm

    E tem gente que tem orgulho nacional. O patriota.

    Reply
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *