Lula e seu orgulho de se dizer comunista

Lula se diz orgulhoso de ser chamado de comunismo

Partes do discurso proferido pelo presidente Lula que foi pronunciado durante o 26° encontro do Foro de São Paulo se espalharam pela Internet e chocaram grande parte dos brasileiros. Dentre outras afirmações, o petista comentou que a “extrema-direita” acusa a esquerda de ser comunista e ele afirma que é algo da qual eles deveriam se orgulhar. Os presentes no evento deram uma salva de palmas como sinal de concordância com o discurso do presidente.

Abaixo você pode conferir o trecho em vídeo:

https://www.instagram.com/reel/CuMwudYsWDF/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

A acusação de ser comunista sempre foi algo que incomodou a esquerda mais “moderada” que apoia Lula, sendo tomada como mera “teoria da conspiração”. Em um tuíte do ano passado, o famoso youtuber Felipe Neto (que chegou a demonstrar apoio à Lula até algum tempo) afirmou que tal acusação era uma mera tática para demonizar a esquerda:

Agora os críticos de Lula têm uma prova da própria boca de Lula de que tal acusação não é sem fundamento:

Como Rubinho Nunes mesmo perguntou: como a grande mídia (assim como a esquerda simpática à Lula) irá justificar essa fala de Lula enquanto nega que ele seja comunista?

O estigma do comunismo

Já é de longa data que o fantasma do comunismo – devido às experiencias de regimes sanguinários como a extinta URSS e a China Maoista – assombra grupos que se identificam como direita no Brasil. É verdade que muitos governos usaram de tal medo como justificativa para impor outra tirania no lugar, como bem mostrado pelo economista e filósofo libertário Murray Rothbard, em ‘A Traição da Direita Americana’. No entanto, é inegável que tal medo não é desprovido de suas razões, uma vez que experiências socialistas totalitárias ainda existentes, como a Cuba castrista, Venezuela chavista, Nicarágua e Coreia do Norte ainda estão aí impondo seus regimes sanguinários.

E o fato de líderes socialistas, como Lula, insistirem em uma aproximação com ditadores como Daniel Ortega e Nicolás Maduro, faz com que as pessoas fiquem um tanto apreensivas e preocupadas com que tipo de políticas eles pretendem impor aos seus respectivos países. No caso do Brasil, 52% das pessoas entrevistadas pelo Data Folha no Brasil afirmaram ter medo de que Lula instaurasse um regime comunista no Brasil, tendo como referência as experiências desastrosas de Cuba, Venezuela e Nicarágua.

“Ah, mas isso não é comunismo”

A afirmação de que tais regimes não sejam comunistas ou que não haja a mínima possibilidade do Brasil se tomar comunista é bastante comum nos círculos mais intelectualizados da esquerda, como se isso pudesse desmerecer a preocupação de pessoas receosas de tal regime. Obviamente que o comunismo vai muito além dos regimes citados, que poderiam ser melhor descritos como socialismo totalitário e que o comunismo de conselhos e o anarcocomunismo estariam muito distantes de tais regimes (ao menos na teoria).

No entanto, quando boa parte do público que teme o comunismo fala em tal ideia, são os regimes socialistas totalitários presentes em Cuba, Venezuela e Nicarágua que eles têm em mente. Quer chamemos tais regimes de comunistas ou nos refiramos à eles pelos nomes que lhe cabem, a preocupação com a possibilidade de um regime similar se instaurar no Brasil não é uma preocupação “boba”.

E é falso afirmar que algo similar a tais regimes não possa vir a existir no Brasil. O próprio Lula simpatiza com as políticas estabelecidas em tais países pelos regimes socialistas que a eles governa. Se ele até agora Lula não aplicou tais políticas, foi devido à oposição tanto dentro do Congresso quanto por parte de boa porção da população brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais
Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais