Praia exclusiva para Lula e Janja? Banhistas expulsos de praia de Tapajós pela Marinha para comodidade do presidente e da primeira dama

Lula na praia de Tapajós

Um episódio surreal envolvendo o presidente Lula e a primeira dama Janja na na praia do rio Tapajós, no Pará, causou um misto de surpresa e indignação, não só entre os banhistas do local, mas também em muitos brasileiros. Segundo os banhistas que estavam presentes no local, oficiais da Marinha que acompanhavam o presidente e a primeira dama literalmente expulsaram as pessoas que estavam na praia para garantir a “comodidade” do casal.

Um dos banhistas, o técnico em eletrotécnica Neemias Costa, 42, registrou vídeos do momento em que Lula 3 Janja chegaram à praia escoltados pela Marinha. Nos vídeos, é mostrada a abordagem de agentes da Polícia Federal e a abordagem de barcos da Marinha, que faziam a escolta do casal.

Abaixo um dos vídeos registrados pelo banhista:

O jornal Folha de São Paulo tentou entrar em contato com a presidência, mas não obteve resposta. A Marinha por sua vez informou que irá apurar o caso.

Praia exclusiva?

É verdade que de um ponto de vista libertário é possível falar não apenas em praias privadas, como na privatização de qualquer espaço que seja. Mas este não é o caso. A praia em questão – assim como a maior parte das praias brasileiras – não são propriedade privada de fato. E caso fossem, os moradores e pessoas que interagem diretamente com o local é quem teriam maior direito de reivindicação pelo local.

No caso de Lula, ele sequer teria o direito de exclusividade sobre a praia, principalmente pelo fato de na sua condição de político ser um expropriador da população, inclusive daqueles que interagem mais diretamente com a praia em questão. Ou seja, além de roubar a população via impostos, ele expulsa parte desta mesma população para usufruir de uma exclusividade da qual ele não possui nenhum direito.

Qualquer defensor de Lula poderá alegar que tal medida foi para garantir a “segurança” dele, mas não creio que alguém que está escoltado pela Marinha estivesse correndo algum risco. Com certeza, bem menos do que qualquer banhista ali presente que não possui tais regalias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enchentes Rio Grande do Sul
Ética

Arquitetos de Pomerode se unem à campanha “ReconstruSUL”, para ajudar na reconstrução de casas no RS

Uma iniciativa por parte de arquitetos na cidade de Pomerode (SC) está se mobilizando para iniciar a reconstrução das milhares de habitações destruídas pelas águas no Rio Grande do Sul. Chamada de “ReconstruSUL”, a campanha tem por objetivo arrecadar materiais de construção e móveis para serem doados aos gaúchos. A iniciativa surgiu no estado de […]

Leia Mais
Metallica
Ética

Banda Metallica anuncia doação de 100 mil dólares para ajudar vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

Em um ato de solidariedade, a banda Metallica anunciou uma doação de US$ 100 mil (R$ 500 mil) para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito nas redes sociais da banda. Segundo os membros, a doação será realizada em parceria com a Direct Relief, uma organização humanitária, e […]

Leia Mais
Rio Grande do Sul
Ética

A dívida do Rio Grande do Sul com o Governo Federal não deveria ser suspensa. Deveria ser anulada!

Nesta sexta-feira (10), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), defendeu que os pagamentos da dívida do estado com a União sejam suspensos por dois anos e depois sejam retomados de forma escalonada devido à tragédia das chuvas, que provocou diversos danos materiais e pelo menos 116 mortes. O governador acredita que […]

Leia Mais