PL dos “direitos” autorais será votada semana que vem, afirma Lira

Arthur Lira

Nesta quinta-feira (10/08), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou que o projeto de lei (PL) que estabelece regras para a publicação de obras protegidas por “direitos” autorais sem autorização na internet, será ser votado na próxima semana.

“O texto sobre direitos autorais está acordado entre todos. Se o texto for apresentado hoje, votamos na semana que vem”, disse Lira.

O projeto que trata dos direitos autorais também faz parte da polêmica PL das fake news, que não avançou no primeiro semestre devido à impopularidade da proposta que desencadeou uma enorme pressão dos eleitores sobre os deputados que iriam votar na PL. A situação não agradou Lira, que busca avançar outras pautas polêmicas e posteriormente adentrar de fato na questão das “fake news”.

Segundo o Correio Braziliense, Lira e o relator do PL dos direitos autorais, Elmar Nascimento (União-BA), receberam artistas em um jantar na Residência Oficial para tratar da PL dos “direitos” autorais.

A armadilha que é a PL das fake news

Como já explicado neste outro artigo, a PL das Fake News (apropriadamente chamada de PL da Censura) é só uma armadilha para o estado aumentar seu poder sobre a população por meio do controle da informação. Além disso, ela também conta com o apoio de outros grupos igualmente interessados nas propostas incluídas nela, como meios de comunicação e vários artistas.

A PL dos “direitos” autorais neste caso é o exemplo de como o estado compra o apoio de certos grupos. Neste caso, de artistas que querem o monopólio sobre ideias. E como bem explicado por Stephan Kinsella, não há “propriedade” intelectual.

A grande mídia e vários influencers (como já é esperado) irão tentar defender mais uma vez com unhas e dentes tal medida. Cabe a nós defensores da liberdade alertar ao maior número de pessoas sobre a armadilha que é tal projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rio Grande do Sul
Ética

Empresários e ONGs ajudam moradores prejudicados por rompimento de barragem no RS

O rompimento da barragem da Hidrelétrica 14 de Julho, na Serra Gaúcha, causou indundação em vários lugares, deixando milhares de pessoas desabrigadas e causando 24 mortes. Empresários e ONGs estão se mobilizando para auxiliar no resgate dos desabrigados e na arrecadação de alimentos, roupas e outros mantimentos para a população atingida. Ajuda com resgate Um […]

Leia Mais
Operação Animes
Ética

Polícia Civil cumpre 11 mandados e bloqueia sites de pirataria durante ‘Operação Animes’

Na última sexta-fera, a Polícia Civil de Alagos, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo cumpriu 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, dois bloqueios e/ou suspensão de sites e desindexação de conteúdo em mecanismos de busca. O motivo? Pirataria de animes e séries coreanas. A ação faz parte da Operação Anime, […]

Leia Mais
Propriedade privada
Ética

A propriedade privada é simplesmente uma construção racial ou social?

Em um artigo de 1964 no Yale Law Journal intitulado The New Property (A Nova Propriedade), Charles Reich argumentou que a “generosidade do governo” é uma fonte cada vez mais importante de riqueza e, portanto, deve ser entendida e regulada como uma nova forma de propriedade. Reich argumentou que “a propriedade é uma instituição legal, […]

Leia Mais