PL dos “direitos” autorais será votada semana que vem, afirma Lira

Arthur Lira

Nesta quinta-feira (10/08), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou que o projeto de lei (PL) que estabelece regras para a publicação de obras protegidas por “direitos” autorais sem autorização na internet, será ser votado na próxima semana.

“O texto sobre direitos autorais está acordado entre todos. Se o texto for apresentado hoje, votamos na semana que vem”, disse Lira.

O projeto que trata dos direitos autorais também faz parte da polêmica PL das fake news, que não avançou no primeiro semestre devido à impopularidade da proposta que desencadeou uma enorme pressão dos eleitores sobre os deputados que iriam votar na PL. A situação não agradou Lira, que busca avançar outras pautas polêmicas e posteriormente adentrar de fato na questão das “fake news”.

Segundo o Correio Braziliense, Lira e o relator do PL dos direitos autorais, Elmar Nascimento (União-BA), receberam artistas em um jantar na Residência Oficial para tratar da PL dos “direitos” autorais.

A armadilha que é a PL das fake news

Como já explicado neste outro artigo, a PL das Fake News (apropriadamente chamada de PL da Censura) é só uma armadilha para o estado aumentar seu poder sobre a população por meio do controle da informação. Além disso, ela também conta com o apoio de outros grupos igualmente interessados nas propostas incluídas nela, como meios de comunicação e vários artistas.

A PL dos “direitos” autorais neste caso é o exemplo de como o estado compra o apoio de certos grupos. Neste caso, de artistas que querem o monopólio sobre ideias. E como bem explicado por Stephan Kinsella, não há “propriedade” intelectual.

A grande mídia e vários influencers (como já é esperado) irão tentar defender mais uma vez com unhas e dentes tal medida. Cabe a nós defensores da liberdade alertar ao maior número de pessoas sobre a armadilha que é tal projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais
Renato Moicano
Ética

Renato Moicano: “Se você se preocupa com seu… país, leia Ludwig von Mises”

Na noite do último sábado, o lutador brasileiro Renato Moicano viralizou após sua vitória sobre JalinTurner no UFC 300, fazendo uma saudação ao próprio Ludwig von Mises. “Eu amo os Estados Unidos, amo a Constituição… quero portar… armas. Amo a propriedade privada. Vamos lhe dizer uma coisa. Se você se preocupa com seu país, leia […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Ética

Elon Musk ataca censura de Alexandre de Moraes e deixa esquerda em polvorosa

Na última sexta-feira, o CEO da rede social X, Elon Musk, respondeu a uma publicação de Alexandre de Moraes questionando o porque dele estar impondo tanta censura no Brasil. Na publicação em questão, Moraes parabenizava o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Confira abaixo: Elon Musk […]

Leia Mais