O homem que gastou milhares de Bitcoins em pizzas

Em 22 de maio de 2010, Laszlo Hanyecz trocou 10.000 Bitcoins por algumas pizzas no que se acredita ser a primeira transação do mundo real envolvendo Bitcoin. Todos os anos, em 22 de maio, os entusiastas da Bitcoin em todo o mundo comemoram o “Bitcoin Pizza Day” para marcar o evento. O Bitcoin valia menos que um centavo.

Hanyecz, um programador de computadores que mora na Flórida, disse que fez várias outras atividades depois da pizza. No total, ele estimou que gastou 100.000 Bitcoins em vários itens, muitos deles em pizza. Atualmente, um Bitcoin vale cerca de US$ 8.000 e já superou o petróleo como ativo de melhor desempenho do ano.

“Eu acho que pensar assim é… não é muito bom para mim”, diz Hanyecz.

Bitcoin é uma moeda digital que não é controlada por nenhum governo ou banco. Seus registros são mantidos por uma rede global de computadores e seu valor é baseado no mercado livre. Ele pode ser comprado e vendido por dólares através de exchanges.

Jercos – o homem que ganhou 10.000 BTC vendendo duas pizzas

Jeremy Sturdivant, também conhecido como Jercos, que participou do negócio como o destinatário dos 10.000 BTC que ele transformou em duas pizzas. Sturdivant, disse que ele transformou o BTC de Hanyecz em uma viagem quando eles valiam algumas centenas de dólares, observou que ele ainda usa o Bitcoin em sua vida cotidiana “em certa medida”:

Trabalhar com contrato independente gera dinheiro de várias formas, e eu recebo em Bitcoin, Litecoin e até Dogecoin. No entanto, comércios locais não aceitam, por isso, na maioria das vezes, me permito trocar para usá-lo, além dos serviços […] on-line Steam, Humble Store e outros varejistas de videogames que aceitam o Bitcoin durante muito tempo. Das vezes que eu tinha tempo livre para games. Certamente a maior parte da minha biblioteca Steam foi paga com o Bitcoin.

Quando perguntado sobre a maior quantidade de Bitcoin que ele já teve, Sturdivant estima que seja perto de 40.000 devido à mineração e comercialização no início:

Eu nunca vi o Bitcoin como um investimento, e embora seja fácil olhar para trás e dizer ‘eu poderia ter sido um milionário’, eu acho que é mais importante olhar para a mentalidade que tive durante a transação de pizza, não sendo a de adquirir um investimento, mas de fazer uso de uma forma de moeda. Se eu estivesse procurando acumular moedas, provavelmente não estaria no lugar certo na hora certa.

Sturdivant também observou que ele também continuou comprando e vendendo pizza em criptomoeda usando Bitcoin, Litecoin (LTC) e Ethereum (ETH), e que prefere pizza com carne e cebola roxa. “Eu gosto muito de pizza havaiana”.

Jercos efetua diversas transações em Bitcoin, mas, em contrapartida, a quantidade de carteiras com Bitcoins não-gastos bateu recorde recentemente.

Fontes: SBS News e Cointelegraph


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais