A Fábula do bombeiro incompetente

Escrito por Gary Galles
Traduzido por Wallace Nascimento (@SrNascimento40)
Revisado por Pedro Micheletto Palhares (@DevilSSSlayer)


Desde a época em que eu era estudante universitário, lembro-me de ler muitos artigos de Leonard Read, fundador da Fundação para a Educação Econômica (FEE). Achei suas ideias suficientemente valiosas para eventualmente escrever um livro, The Apostle of Peace, sobre o que eu considerava serem seus melhores argumentos sustentados. Muitos dos seus argumentos mais curtos não foram incluídos. Mas de vez em quando volto e leio um ou dois de seus livros em busca de inspiração negligenciada. Fi-lo recentemente com o seu livro Seeds of Progress de 1980, grátis online no Mises.org, pelo seu quadragésimo aniversário.

Lá, encontrei uma analogia sobre bombeiros que achei que valia a pena compartilhar.

Os bombeiros incompetentes

  • Imagine esta situação fictícia — os bombeiros de uma comunidade respondendo a um alarme e correndo para uma casa em chamas. Não apagando o fogo imediatamente, eles borrifam a casa com querosene. O incêndio agrava-se. O remédio? Pulverizem-na com gasolina! continua piorando! Use “remédios” em abundância, cada um mais idiota do que o primeiro. Estes bombeiros imaginários assemelham-se aos milhões de políticos incompetentes cujas ações levam à “miséria e à ruína de muitos milhares e milhões de pessoas”.
  • Como é que os nossos políticos incompetentes se assemelham aos bombeiros fictícios[?]… Primeiro e acima de tudo, eles não têm compreensão de como a liberdade funciona e quais suas maravilhas… Assim cegos à realidade, eles veem o que para eles aparece como uma falha da sociedade, e depois empregam coerção para corrigi-la. O seu remédio não funciona. Eles então dobram suas coerções. Pior do que nunca: aparecem mais falhas! Mais profundamente na lama da nossa confusão atual! A cura deles? Cada vez mais de suas intervenções tolas!
  • Aqueles que pouco ou nada pensam por si mesmos, estão inclinados a seguir os milhões de incompetentes que proclamam alto e em bom som seu saber sobre tudo e prometem um céu na terra.

O que os bombeiros incompetentes esqueceram?

  • A tônica para a boa vida é a liberdade… Aparar o governo imenso é maximizar a liberdade… aquele poder celestial que liberta a criatividade humana.
  • Quando o mercado livre e sem restrições prevalece, há uma corrida pela excelência.
  • Cada um de nós deve fazer as suas pequenas coisas criativas e deixar que todos os outros – sem exceção — façam as suas. Essa infinidade de pequenas coisas são, de fato, as sementes de todo o progresso humano e estão fundamentados na liberdade para cada um e para todos.

Viver com os Bombeiros incompetentes

  • Estamos a viver sob o governo de homens insensatos. E a razão é que muitos dos homens sábios entre nós… não conseguem ver o que poderiam e deveriam estar fazendo para limitar o governo ao seu papel inicial de manter a paz com justiça para todos.
  • Os mais incômodos, frustrantes e destrutivos de todos são os milhões de neocons que… acreditam sinceramente que é seu dever resolver os seus e os meus problemas.
  • Sempre tantos buscadores de cargos políticos… na verdade “pensam” que não sabemos como dirigir nossas vidas; mas nunca duvidam que somos suficientemente sábios para selecioná-los como nossos mestres!
  • Limitando os bombeiros incompetentes.
  • A liberdade individual depende da observância geral do princípio de igualdade perante a lei.
  • Liberdade e justiça estão inseparavelmente associadas.
  • Um governo ideal… É onde ninguém “governa” o outro! O governo é uma agência de defesa… Mantendo a paz e invocando uma justiça comum. Ponto final!
  • O que, em boa consciência, deve ser inibido? Os códigos morais dão a resposta: fraude, violência, deturpação — não se deve roubar, matar ou fazer qualquer mal. E o governo não pode desempenhar este papel quando ultrapassa os seus próprios limites.

Em milhões de palavras ao longo de muitas décadas, Leonard Read passou sua vida tentando “promover a liberdade através de uma frase melhorada de suas verdades”. Esses esforços dão àqueles de nós que desejam promover a liberdade hoje muita sabedoria, tanto em pequenos como em grandes meios. Sementes de Progresso é apenas um exemplo de como até mesmo um pequeno investimento pode nos trazer retornos substanciais a esse projeto.

Leia o artigo original clicando aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais