Com lei dos Ativos Virtuais, Ucrânia legaliza o uso do Bitcoin no país

Com lei dos Ativos Virtuais, Ucrânia legaliza o uso do Bitcoin no país

No mesmo momento em que um país reprime seus cidadãos no quesito financeiro, endurecendo medidas arbitrárias a uma determinada parte da população, como vimos no Canadá nessa semana, a Ucrânia faz exatamente o oposto. Apesar da situação instável em que a nação se encontra envolvendo um possível conflito bélico com a Rússia, o parlamento ucraniano aprovou nesta quinta feira a Lei de “Ativos Virtuais”, que confere às criptomoedas o status legal.

A confirmação veio através de um Tweet do vice primeiro-ministro, Mykhailo Federov:

“A Ucrânia já está entre os 5 principais países em uso de criptomoedas. Hoje demos mais um passo à frente: o Parlamento aprovou uma lei sobre ativos virtuais! Isso legalizará os traders de criptomoedas e as criptomoedas, e os ucranianos poderão proteger seus ativos de possíveis abusos ou fraudes.” 

A notícia serve de alento para a população, principalmente nesse momento conturbado. Estima-se que 12% dos ucranianos já utilizam as criptomoedas no dia a dia, o que seria aproximadamente 5 milhões de pessoas, fazendo deles a nação com o maior número de usuários em termos percentuais.

O projeto de lei estabelece as bases legais para a incorporação dos criptoativos no sistema financeiro ucraniano e garante os direitos dos cidadãos sobre o uso e mantimento dos mesmos. Isso é extremamente positivo, visto que em outras localidades no mundo elas vem sofrendo uma repressão maior por parte dos governos.

Com a lei de “Ativos Virtuais”, além de beneficiarem os indivíduos diretamente, Exchanges nacionais e internacionais, terão maior facilidade em implementar seus serviços no país, tornando a Ucrânia um dos principais países no mundo ”pró criptos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criptomoedas

Monero lidera os pagamentos no varejista on-line europeu Shopinbit em junho

O varejista on-line europeu Shopinbit, que oferece mais de um milhão de produtos, compartilhou no X esta semana que o monero (XMR) foi o método de pagamento dominante em junho. A postagem revelou que 74,54% de todas as transações foram liquidadas com monero, enquanto 23,64% foram pagamentos onchain BTC. A Shopinbit, uma varejista on-line criada […]

Leia Mais
Bitcoin
Criptomoedas

Passado x Presente — Examinando o histórico de correções do mercado em alta do Bitcoin

O Bitcoin (BTC) já viveu tempos melhores, e o recente declínio levou algumas pessoas a questionar se a corrida de alta chegou ao fim. Apesar disso, muitos continuam confiantes de que essa retração pode ser a primeira queda significativa antes que a principal criptomoeda atinja um novo recorde histórico. Em março, o investidor de longo […]

Leia Mais
Receita Federal - Bitcoin
Criptomoedas

Receita Federal apresenta nova ferramenta para monitorar criptomoedas

A Receita Federal agora irá utilizar uma nova ferramenta que pretende monitorar todas as transações de criptomoedas. A nova ferramenta foi apresentada durante o fórum técnico informal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na Suécia. Como justificativa para o uso de tal ferramenta, a Receita Federal alegou que a intenção é “colaborar […]

Leia Mais