Sleeping Giants tenta ‘cancelar’ Bitcoins de Allan dos Santos

O perfil do Twitter, Sleeping Giants, usado para “cancelar” figuras de direita, finalmente achou algo impossível de cancelar: o bitcoin.

O jornalista Allan dos Santos perdeu o acesso às suas principais redes sociais como Facebook, Twitter e outras, apenas restando o Telegram. Por lá, ele começou a divulgar o bitcoin como uma forma de receber doações.

Nos últimos dias, Allan perdeu diversas campanhas de arrecadação online e agora usa bitcoin para ganhar dinheiro enquanto está no USA de maneira irregular e foragido da PF…

O Telegram é a principal rede social do blogueiro, ele tem usado a rede para tentar captar dólar com os seguidores. Mas os Giants estão atento na plataforma e denunciando toda movimentação do blogueiro.”, afirmou o Twitter do Sleeping Giants.

Leonardo de Carvalho Leal, à esquerda, e Mayara Stelle, à direita. Dupla que fundou o Sleeping Giants Brasil

Como parte da campanha para tentar ‘calar a boca’ de qualquer opinião diferente, o Sleeping Giants ataca diretamente a fonte de renda daqueles que discordam de seu discurso extremista.

O Bitcoin como solução

O jornalista Allan dos Santos recorreu ao bitcoin como forma segura de manter seus recebimentos

Mas graças ao uso do bitcoin e de outras criptomoedas, é possível fugir dessa campanha de “cancelamentos”, da mesma forma quem vem se mostrando úteis na luta contra o extremismo e a favor da liberdade de expressão, como acontece há muitos anos em países como Venezuela, Cuba e recentemente virou uma opção no Afeganistão.

O Bitcoin é, antes de tudo, um protocolo que funciona em centenas de milhares de computadores ao redor do mundo. Sendo totalmente open source, qualquer pessoa pode se unir à rede e seguir as regras do protocolo.

Isso torna o bitcoin cada vez mais descentralizado, garantindo que nenhuma empresa, estado ou governo tenha controle sob a rede. Tornando a criptomoeda impossível de “cancelar” ou bloquear.

O sistema é totalmente voluntário e surgiu de grupos criptoanarquistas, como a lista de email Cypherpunk onde foi publicado o white paper do Bitcoin. Devido a sua natureza anti-frágil, o bitcoin e sistemas semelhantes estão fora do alcance do Sleeping Giants.

Tudo isso leva os seguidores do Sleeping Giants ao desespero ao verem o fluxo de dinheiro no blockchain do bitcoin, chegando até a denunciar à Receita Federal e STF, como se eles tivessem algum poder sobre o BTC.

Sleeping Giants e o bloqueio de bitcoin nas exchanges

Em vão (talvez por não saber como funciona a moeda) o Sleeping Giants pede ao STF e Receita Federal para tomarem providências contra o Bitcoin

Apesar de ser impossível de censurar, o bitcoin conta com um sério calcanhar de Aquiles: sua privacidade. Todas as transações na rede são públicas e facilmente verificáveis.

Isso permite que o grupo de canceladores possa monitorar qualquer transação de Allan nas corretoras. Dessa forma, eles conseguem pedir o bloqueio da conta na corretora, permitindo o confisco dos criptoativos.

Visto que os endereços de bitcoin das exchanges são públicos, é fácil identificar para onde o jornalista envia os fundos para trocar por dólares, a não ser que ele use transações de pessoa para pessoa (P2P), plataformas como a Bisq ou parta para soluções ainda mais extremas como criptomoedas especializadas em privacidade.

Moedas como Monero são ainda mais privadas que o bitcoin, garantindo que ninguém saiba para onde foi ou para onde vão as doações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais