Lula irá passar a virada do ano com Janja em praia exclusiva das Forças Armadas

Lula e Janja na Restinga de Marambaia

Segundo reportagem do Estadão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá passar a virada do ano junto à Janja em uma praia do Rio de Janeiro controlada pelas Forças Armadas. O local em questão é a Restinga de Marambaia, uma área de acesso restrito da Marinha.

O petista irá chegar à praia junto à Janja nesta terça-feira, 26, com a volta para Brasília prevista para o dia 3 de janeiro.

A praia

A Restinga de Marambaia é uma àrea restrita do litoral do RJ, localizado nas áreas dos municípios do Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba. O local é administrado pela Marinha, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira (FAB). A região também possui uma unidade de treinamento de fuzileiros navais.

Lula havia cogitado passar a virada do ano em outro paraíso privado: a base naval de Aratu, na Bahia. O local foi o preferido de Lula em seus períodos de descanso durante os seus dois primeiros mandatos na Presidência. No entanto, as boas experiências das folgas do Carnaval e de Corpus Christi no litoral fluminense tornaram a praia de Marambaia mais atrativa para passar Réveillon.

A Restinga de Marambaia já é usada como ponto de descanso de longa data por presidentes. Os presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), já aproveitaram o privilégio de descansar na área militar. Lula também passou o Carnaval em Marambaia no final do seu primeiro mandato em 2006, acompanhado de parentes.

Além da Restinga de Marambaia, outros paraísos tropicais de área restrita pelas Forças Armadas na Bahia e no Rio e no Janeiro, se tornaram pontos de descanso preferidos dos chefes do Executivo.

Férias privilegiadas

Como já mostrado no texto, essa não foi a primeira vez que Lula usufruiu a regalia de ter uma praia exclusiva para ele. Em agosto deste ano, o presidente teve até mesmo o privilégio de ter a praia “pública” de Tapajó, Pará, exclusiva para ele e Janja. Na ocasião que as Forças Armadas não permtiam que ninguém ficasse próximo à área, já que precisavam garantir a “segurança” do presidente e da primeira canja dama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais