Sleeping Giants tenta ‘cancelar’ Bitcoins de Allan dos Santos

O perfil do Twitter, Sleeping Giants, usado para “cancelar” figuras de direita, finalmente achou algo impossível de cancelar: o bitcoin.

O jornalista Allan dos Santos perdeu o acesso às suas principais redes sociais como Facebook, Twitter e outras, apenas restando o Telegram. Por lá, ele começou a divulgar o bitcoin como uma forma de receber doações.

Nos últimos dias, Allan perdeu diversas campanhas de arrecadação online e agora usa bitcoin para ganhar dinheiro enquanto está no USA de maneira irregular e foragido da PF…

O Telegram é a principal rede social do blogueiro, ele tem usado a rede para tentar captar dólar com os seguidores. Mas os Giants estão atento na plataforma e denunciando toda movimentação do blogueiro.”, afirmou o Twitter do Sleeping Giants.

Leonardo de Carvalho Leal, à esquerda, e Mayara Stelle, à direita. Dupla que fundou o Sleeping Giants Brasil

Como parte da campanha para tentar ‘calar a boca’ de qualquer opinião diferente, o Sleeping Giants ataca diretamente a fonte de renda daqueles que discordam de seu discurso extremista.

O Bitcoin como solução

O jornalista Allan dos Santos recorreu ao bitcoin como forma segura de manter seus recebimentos

Mas graças ao uso do bitcoin e de outras criptomoedas, é possível fugir dessa campanha de “cancelamentos”, da mesma forma quem vem se mostrando úteis na luta contra o extremismo e a favor da liberdade de expressão, como acontece há muitos anos em países como Venezuela, Cuba e recentemente virou uma opção no Afeganistão.

O Bitcoin é, antes de tudo, um protocolo que funciona em centenas de milhares de computadores ao redor do mundo. Sendo totalmente open source, qualquer pessoa pode se unir à rede e seguir as regras do protocolo.

Isso torna o bitcoin cada vez mais descentralizado, garantindo que nenhuma empresa, estado ou governo tenha controle sob a rede. Tornando a criptomoeda impossível de “cancelar” ou bloquear.

O sistema é totalmente voluntário e surgiu de grupos criptoanarquistas, como a lista de email Cypherpunk onde foi publicado o white paper do Bitcoin. Devido a sua natureza anti-frágil, o bitcoin e sistemas semelhantes estão fora do alcance do Sleeping Giants.

Tudo isso leva os seguidores do Sleeping Giants ao desespero ao verem o fluxo de dinheiro no blockchain do bitcoin, chegando até a denunciar à Receita Federal e STF, como se eles tivessem algum poder sobre o BTC.

Sleeping Giants e o bloqueio de bitcoin nas exchanges

Em vão (talvez por não saber como funciona a moeda) o Sleeping Giants pede ao STF e Receita Federal para tomarem providências contra o Bitcoin

Apesar de ser impossível de censurar, o bitcoin conta com um sério calcanhar de Aquiles: sua privacidade. Todas as transações na rede são públicas e facilmente verificáveis.

Isso permite que o grupo de canceladores possa monitorar qualquer transação de Allan nas corretoras. Dessa forma, eles conseguem pedir o bloqueio da conta na corretora, permitindo o confisco dos criptoativos.

Visto que os endereços de bitcoin das exchanges são públicos, é fácil identificar para onde o jornalista envia os fundos para trocar por dólares, a não ser que ele use transações de pessoa para pessoa (P2P), plataformas como a Bisq ou parta para soluções ainda mais extremas como criptomoedas especializadas em privacidade.

Moedas como Monero são ainda mais privadas que o bitcoin, garantindo que ninguém saiba para onde foi ou para onde vão as doações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais