A Bluewallet anunciou que irá desativar o nó de Lightning com o LNDhub no dia 30 de abril de 2023. O anúncio foi feito no blog da empresa no dia 24 de fevereiro do mesmo ano.
Por meio de um nó com o LNDhub, a Bluewallet fornece carteiras de Lightning. No anúncio, a Bluewallet informou que os clientes que tiverem algum satoshi na carteira de Lithining, devem retirá-los o mais rápido possível.
O que é a LNDhub
O LNDhub é um protocolo que ajuda o usuário a se conectar a carteiras para fazer uso do Lithining Network – serviço que permite a realização de pagamentos por meio de canais que geram uma espécie de “boleto” a ser pago a quem receberá satoshis – numa velocidade maior e com taxas menores. Uma justificativa da BlueWallet para desativar o nó com LNDhub é que:
“com a disponibilidade de mais serviços convencionais que oferecem soluções escaláveis, o LNDhub cumpriu seu objetivo em sua forma atual”.
A empresa também afirma que o LNDhub como um software e solução auto-hospedada da FOSS continuará existindo e sendo suportado por qualquer pessoa interessada em executá-lo. Quem quiser continuar a usar o LNDhub, basta hospedá-lo em qualquer software compatível com a especificação da API LNDhub.
A BlueWallet visa aumentar a descentralização
O principal motivo da BlueWallet encerrar seu nó com o LNDhub é que a empresa passará a oferecer suporte apenas às soluções de autocustódia. A BlueWallet pretende que isso tornem as operações com Bitcoin (realizadas em sua carteira) mais descentralizadas. Algo similar à Bisq.
Deixe um comentário