Em entrevista ao jornal O Globo, o Cacique Raoni – que subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula – afirmou que o petista não cumpriu o que ele prometeu. O líder indígena reclamou da demora do governo em atender às promessas feitas a ele no dia da posse, momentos antes de subir a rampa com o petista.
A entrevista foi realizada durante a exposição “Mekukradjá Obikàrà: com os pés em dois mundos”, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, em comemoração aos 450 anos da cidade. Na entrevista, o cacique informou que após a subida na rampa com Lula ele não conseguiu mais contato com o presidente.
Raoni também afirma que o veto parcial do projeto do marco temporal, o atendimento à saúde dos povos indígenas e a retirada dos invasores estão aquém do que se esperava do presidente. Ele também disse que o presidente Lula está “devagar” o que “não cumpriu o que me prometeu no dia da posse e por isso vou a Brasília bater na porta dele”
“Desde a última vez que encontrei com ele, na cerimônia de posse, ele me prometeu que iria fazer ações em prol dos povos indígenas para que não existam mais essas ameaças e violência contra nós. E isso não está acontecendo. Eu também penso da mesma forma, ele está devagar sim. Por isso minha vontade de falar logo com ele, então vou lá fazer campana na sala dele até ser atendido. Pressioná-lo para ele cumprir o que prometeu para mim.”
afirmou o Cacique Raoni
O Cacique informa que pretende ir à Brasília para que ele e Lula possam “trabalhar juntos” para resolver a questão indígena e pressionar os ministros do governo, em especial a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, para tomarem alguma providência.
“Ele está devagar sim. Por isso minha vontade de falar logo com ele, então vou lá fazer campana na sala dele até ser atendido. Pressioná-lo para ele cumprir o que prometeu para mim”
concluiu o Cacique
Ele também disse que em sua aldeia teve a informação, por assessores do Lula, que ele tinha pedido uma reunião formal, por escrito. O Cacique reclamou da situação, dizendo que ” fica difícil pedir isso assim que “precisam de ação, não de documentos”.
Histórico de reclamação de indígenas com o PT
Apesar dos representantes dos povos indígenas sempre terem dado amplo ao PT – principalmente por este sempre ter feito promessas aos povos indígenas – eles nunca esconderam sua insatisfação com o partido. Em 2013, o Conselho Indigenista Missionário emitiu uma carta reclamando da falta de ação do governo Dilma em prol dos povos indígenas e até mesmo evitando se reunir com seus representantes.
Pelo visto, o Cacique Raoni é mais um dos iludidos com as promessas de Lula e do PT. E como nos casos anteriores, ele insistirá no engano.