Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Lula Macron Urânio

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil.

O acordo é de grande interesse para o governo francês, já que cerca de 70% da eletricidade do país tem origem em energia nuclear e o governo aposta nesta fonte como caminho para a transição energética. Alem do fato da França ter passado por sérias turbulências que foram consequências das restrições ao uso de combústives fósseis.

Como o país depende de importações de urânio e vê um de seus principais fornecedores, o Niger, passar por instabilidades geopolíticas, o governo francês está apostando nas fontes brasileiras de urânio como alternativa.

Já o governo brasileiro por sua vez defende que tal acordo irá trazer investimentos e gerar empregos no Brasil. Como a exploração de urânio é outro monopólio estatal, isso significa mais receitas para o governo e mais concurso público (mais consumidores de impostos para o contribuinte brasileiro pagar).

Segundo o articulador do acordo, o presidente da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Energia Nuclear, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), a reserva de urânio no Brasil possui um valor extimado de US$ 62 bilhões, que segundo ele, poderia financiar todo o programa nuclear brasileiro.

Uma extimativa impressionante. Mas tal potencial estaria melhor nas mãos de indivíduos privados e suas empresas. Afinal, elas poderiam fazer um ótimo aproveitamento enérgico do mineral enquanto geram um mercado energético mais diversificado e competitivo. O que seria muito melhor do que manter o mopólio do estado sobre tal elemento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais
População chinesa
Política

Por que a China deverá ter apenas 525 milhões de habitantes até 2100

Kenneth Emde, de Minnesota, que atingiu a maioridade durante os anos sessenta, explicou recentemente por que não tem filhos atualmente. “Eu era um estudante universitário quando li The Population Bomb (A bomba populacional), de [Paul] Ehrlich”, disse ele em uma carta publicada pelo Wall Street Journal. “Levei isso a sério e agora não tenho netos, […]

Leia Mais