Após Elon Musk voltar atrás e atender às ordens de Moraes para bloquear as contas solicitadas pelo ministro, Moraes pretende começar uma caçada contra todos os que driblaram o bloqueio do X no país. No dia 31 de agosto, o ministro havia declarado que quem usasse VPN para acessar o X durante o período de bloqueio estaria sujeito a uma multa de R$ 50.000.
Moraes, no entanto, não explicou como tal monitoramento seria feito e como ele faria para descobrir quais brasileiros utilizaram VPN para acessar o X durante o período de bloqueio da rede social no país. Dado o fato de que tal empreitada seria inviável, já que milhares de brasileiros devem ter acessado o X neste momento, o mais provável é que o foco de Moraes seja direcionado aos perfis mais influentes e que são críticos da sua gestão.
Afinal, o real motivo para Moraes ter solicitado o bloqueio do X foi exatamente a existência de uma ampla oposição à sua tirania judiciária no país, e ao bloquear a rede social que dá maior voz a estes perfis, ele poderia evitar tal incômodo. Caso isso acontecesse, haveria a chance de Moraes ter uma falsa vitória, já que tais perfis já estão migrando para redes sociais descentralizadas, onde o poder de Moraes seria praticamente nulo.
Ele até pode calar a maioria das vozes. Mas algumas ainda continuariam o incomodando.
Também resta saber se Musk irá colaborar com Moraes na entrega dos perfis que utilizaram o X durante o bloqueio, o que não seria tão improvável, dada o recente acatamento que o empresário fez das ordens de Moraes em relação à plataforma.