Na última sexta-feira, o CEO da rede social X, Elon Musk, respondeu a uma publicação de Alexandre de Moraes questionando o porque dele estar impondo tanta censura no Brasil. Na publicação em questão, Moraes parabenizava o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública.
Confira abaixo:
Elon Musk ainda prosseguiu e fez vários comentários sobre a censura de Moraes e do STF em várias publicações e respostas a publicações no X:
“Essa censura agressiva está violando a lei e vontade do povo do Brasil”
“A melhor maneira de combater a desinformação é responder com informações precisas e não com censura”
Reação da esquerda
Como era de se esperar, a esquerda política reagiu de forma raivosa ao questionamento de Elon Musk sobre a censura. Afinal, foi graças ao autoritarismo judiciário de Moraes e do STF que toda oposição aos mandos e desmandos do PT e do estado brasileiro foi calada.
E claro, com as acusações de sempre, como a de que o Musk estaria favorecendo a “extrema-direita”.
E como não poderia ser diferente, as críticas do tipo começaram com a presidente do PT, Glesi Hoffmann:
E o sobrinho neto de Dilma Rousseff, Pedro Rousseff, tambem fez suas críticas:
E é claro, o youtuber Felipe Neto não podia ficar se fora da discussão, e disparou suas acusações baseadas na falsa narrativa esquerdista que o Brasil estava a “beira de um gope” (coisa que já mostramos aqui ser falso):
“F*da-se @elonmuskVocê não tem ideia do que estamos enfrentando aqui e de quão perto chegamos de ter um golpe de Estado em nosso paísESPECIALMENTE por causa dos teóricos da conspiração e neofascistas idiotas que você está tentando proteger a todo custo.Espero que o Twitter seja fechado no Brasil enquanto você for o dono dele”
Reações positivas
Ao mesmo tempo em que houveram reações negativas contra os comentários de Elon Musk, houve apoio e endoço destes comentários por parte de grupos críticos aos abusos de Moraes e do STF.
Mesmo o New York Times, um jornal de viés progressista, havia trazido a tona a discussão sobre as medidas extremas de Moraes.
O famoso youtuber do canal Ei Nerd, Peter Jordan, chegou até mesmo a sugerir que as críticas do Musk ao Alexandre de Moraes fariam parte de uma estratégia de marketing para o Musk vender a ideia de que o X preza pela liberdade de expressão, e assim, atrair mais usuários das redes sociais concorrentes:
Próximas medidas do Elon Musk
Após suas críticas a Moraes e ao STF, Elon Musk afirmou que irá retirar todas as restrições sobre as contas que haviam sido suspensas por ordem do judiciário brasileiro:
“Estamos suspendendo todas as restrições. Esse juiz aplicou multas enormes, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso à 𝕏 no Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos toda a receita no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá. Mas os princípios são mais importantes do que o lucro.“
Ele tambem afirmou que irá expor todas as medidas ilegais que Moraes impôs a vários usuários do X:
“Em breve, 𝕏 publicará tudo o que foi exigido por @Alexandre e como essas solicitações violam a lei brasileira. Esse juiz traiu descarada e repetidamente a constituição e o povo brasileiro. Ele deveria renunciar ou sofrer um impeachment.Que vergonha @Alexandre, que vergonha.”
O X pode ser suspenso do Brasil?
Após as críticas de Musk a Alexandre de Moraes, muitos internautas cogitaram a possibilidade da rede social ser banida do Brasil. No entanto, caso isso ocorra, os internautas ainda poderão recorrer a alternativas para driblar ao bloqueio da plataforma, utilizando VPN, proxy ou o aplicativo Orbot, da rede Tor. De preferência, criando perfis anônimos para evitar multas e outras punições do STF.