Médico argentino é condenado por não realizar aborto

A garota havia consumido uma droga abortiva (aos 5 meses de gestação) e foi levada ao hospital com 39ºC de febre, dores e sinais de infecção, o que levou o médico a tentar reverter o efeito.

A criança cresce bem, mas a mãe teve complicações.

Tradução da matéria do jornal Clarín

Durante a madrugada de Terça-Feira, dezenas de pessoas, a maioria estudantes, aguardavam a decisão da Justiça do Río Negro sobre o caso do ginecologista Leandro Rodríguez Lastra que se recusou em 2017 a interromper a gravidez de uma menina de 19 anos. Ela havia sido estuprada por um membro da família. Do lado de fora do prédio em Cipolletti, as bandeiras e lenços verdes e azuis que caracterizam as posições de seus portadores foram observados. As canções e proclamações não deixaram de ser ouvidas à noite e pela manhã.

Pouco depois das 8h30min, o juiz Alvaro Meynet anunciou seu veredito. A Justiça Rionegrina considerou-o responsável pela violação dos deveres de um funcionário público. Fontes do caso consultado pelo Clarín informaram que a sentença não tem precedentes na Justiça argentina.

A pena que o ginecologista receberá – que será anunciada nos próximos dias – tem o máximo de dois anos, portanto ele não cumprirá a prisão efetiva exigida pelas organizações pró-aborto. Além disso, o profissional poderia receber uma desqualificação para exercer suas funções pelo dobro do prazo.

Segundo fontes da defesa, o médico irá apelar após a audiência de Cesura, onde a sentença é comunicada. Enquanto isso, ele continuará trabalhando no hospital público localizado em Cipolletti.

A defesa do Dr. Damián Torres baseara-se em argumentar, durante o julgamento da semana passada, que seu cliente havia agido precisamente cumprindo sua responsabilidade como médico. No julgamento e em várias declarações públicas, Rodríguez Lastra alegou que a gravidez estava muito avançada e que havia o perigo de perder a vida da mãe e do feto.

No entanto, o juiz considerou que não houve violência obstétrica contra a jovem quando recebeu medicação que interrompeu o processo, contrariando outra das linhas de argumentação do procurador-chefe Santiago Márquez Gauna. Embora tenha sublinhado que o ginecologista não estava registrado como objetor de consciência na hora de atender a jovem.

Houveram uma manifestações a favor e contra o médico Leandro Rodríguez Lastra, condenado por negar o aborto legal a uma garota estuprada. (Fotos: Francisco Sanchez Valassina / lmneuquen)

“(Rodríguez Lastra) toma uma decisão na direção oposta da vontade do paciente com a circunstância agravante de que a qualquer momento informou convenientemente a impossibilidade invocada de realizar a prática que havia sido ordenada”, afirmou o juiz no veredito. “Neste sentido, há uma indicação clara de uma mentira porque, embora o réu afirma que ele informou a paciente, ela nega categoricamente. O que devo acrescentar que na audiência de acusação Rodriguez Lastra sequer se lembrava de perguntar especificamente se ela queria realizar a prática”, continuou ele.

“Se acrescentarmos a isso o fornecimento de medicamentos para conter o processo iniciado pela paciente, não posso deixar de concluir que o acusado nunca teve a menor intenção de contemplar a realização da prática que ela alegou“, disse ele.

Para a defesa, o veredito estabelece um precedente perturbador. “Isso coloca em completa insegurança a incerteza jurídica para os profissionais. (Com isso) o médico tem a obrigação de agir em qualquer situação e esse não é o espírito da lei“, disse o defensor Torres ao Clarín. “A maioria dos médicos nesta área de Río Negro não eram objetores de consciência e, a partir deste caso, eles se tornaram objetores“, acrescentou.

De sua parte, ao deixar a corte, o médico disse que estava “convencido” de seu comportamento. “Estou desapontado; confiei em outro resultado. A Justiça teve sua leitura, o juiz decidiu e manifestou. Eu continuo convencido de minhas ações“, disse ele. “Isso é simplesmente um revés e tudo o que ele faz é mostrar a força que temos. A justiça é muito mais do que o que acaba de acontecer. Você tem que aceitar este revés como é. Muito obrigado por tudo”, acrescentou.

O promotor do caso, Márquez Gauna, por sua vez, sustentou que o veredito mostrou que “nenhum cidadão pode colocar suas próprias crenças acima das normas: as leis devem ser cumpridas“.

Em 2 de abril de 2017, a menina foi encaminhada ao hospital Pedro Moguillansky em Cipolletti, de Fernández Oro, com febre de 39º C, dor abdominal, taquicardia e sinais de infecção. Quando ela foi vista por Rodríguez Lastra, chefe do departamento de Ginecologia da instituição na época, a paciente explicou que estava grávida e ingeriu uma droga para causar um aborto.

As análises revelaram que ela estava com mais de 22 semanas de gestação (5 meses). Rodríguez Lastra decidiu não interrompê-la porque, na sua opinião, ele colocaria em risco a vida da mãe e do feto que poderia ter nascido com sérias deficiências.

O ginecologista determinou a internação por mais dois meses até a gestação ter 35 semanas. Logo após o parto foi induzido e o bebê foi dado para adoção.

Quando o caso foi ouvido, a deputada provincial Marta Milesi, do partido Juntos Somos Río Negro (JSRN), apresentou queixa legal contra Rodríguez Lastra por descumprimento de seus deveres profissionais.

Río Negro tem um protocolo provincial para o atendimento de abortos não puníveis. A lei que a instituiu baseou-se no guia nacional, criado em 2010 pelo então Ministério da Saúde, e não estabelece limites quanto às semanas de gestação para o término da gestação.

Um membro da Igreja expressou seu apoio: o monsenhor Alberto Bochatey, bispo auxiliar de La Plata e membro da Pontifícia Academia para a Vida, deu uma mensagem de apoio a Rodríguez Lastra. “Ele tem o nosso apoio e apoio para ser um homem que se opõe a este tipo de risco. O paradoxo é que essa criança nasceu e cresce bem, apesar do fato de a mãe ter sofrido e de ter uma série de reações, mas ela também as teria com o aborto que tem suas consequências, por isso brigamos tanto que a Argentina tenha leis justas e equilibradas”, ele disse. 

Para ler mais sobre aborto, confira a série que foi postada na Gazeta Libertária:

https://gazetalibertaria.news/gazetalibertaria/aborto-ep01/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan dos Santos
Ética

Allan dos Santos cria conta no OnlyFans e desafia Moraes a derrubá-la

O influencer bolsonarista Allan dos Santos, que já teve todas as suas contas nas redes sociais derrubadas sob ordem de Alexandre de Moraes, criou uma conta no OnlyFans para divulgar seu conteúdo e desafiou o ministro do STF a derrubá-la. O anúncio foi feito na última conta do influencer no X, antes que Moraes a […]

Leia Mais
Gleisi Hoffmann
Ética

Gleisi Hoffmann Apresenta Projeto Para Acabar Com CACs no Brasil

Como parte do movimento de desarmamento civil perpetrado pelo PT, Gleisi Hoffmann, presidente do partido, apresentou na última segunda-feira, um projeto para fechar todos os clubes de tiro do país. Além disso, o projeto também prevê o cancelamento de todos os registros de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) no país. Como parte do plano de […]

Leia Mais
Lula Holocausto
Ética

Artigo do UOL em defesa da fala de Lula sobre Holocausto abre oportunidade para discutir pautas identitárias

A fala de Lula comparando os ataques de Israel a Palestina com o Holocausto, gerou uma onda de reações mistas a fala do petista. De um lado, vários grupos, principalmente os mais a direita, reprovaram a comparação do presidente, a acusando de falaciosa e um desrespeito aos judeus. O estado de Israel por sua vez […]

Leia Mais