Desde o dia 29 de janeiro de 2023, a Nigéria, a nação negra mais populosa do mundo, com mais de 200 milhões de habitantes, lidera a pesquisa por “comprar Bitcoin” nas tendências globais do Google. Isso ocorre em um momento em que a eleição do país está a apenas algumas semanas de acontecer.

Em outubro de 2022, o Banco Central da Nigéria anunciou o redesenho da moeda do país. Como resultado, os nigerianos receberam o prazo de três meses, contados a partir de janeiro de 2023, para trocar suas notas antigas pelas novas.

À medida que o prazo vai se esgotando muitos nigerianos lutam para trocar suas notas antigas. Mas, devido à indisponibilidade das notas novas, as longas filas formadas em salões bancários e caixas automáticos tem gerado muitos problemas.

Muitos nigerianos estão online para expressar suas preocupações sobre a situação.

O Sr. Kingsley Moghalu, um ex-aspirante presidencial, disse no Twitter:

“Parece que a política de redesenho do Naira se tornou um debate sobre parar os políticos que compram votos versus os cidadãos comuns serem capazes de levar uma vida normal com moeda legal. Para alguns, interromper a compra de votos significa que os cidadãos também podem sofrer. Uma situação verdadeiramente difícil. Nigéria!”

Alhaji Atiku Abubakar, candidato presidencial de um dos principais partidos, também compartilhou suas preocupações em sua conta no Twitter. Admitindo que, embora esta seja uma prática global, ele implorou ao banco central que estendesse o prazo para permitir que os desbancarizados e os artesãos tivessem tempo suficiente para trocar suas notas antigas.

Embora o banco central nigeriano (aparentemente) tenha estendido o prazo em 10 dias, de acordo com a conta oficial no Twitter da Presidência da Nigéria, ainda não está claro por que muitos nigerianos estão recorrendo às criptomoedas neste momento. Poderia ser resultado da escassez de fiduciários ou da alta taxa de inflação – ou ambos? Só o tempo irá dizer.

Artigo escrito por Leo O Okore, publicado em Daily Hodl e traduzido e adaptado por @rodrigo

Quer entender melhor sobre o Bitcoin e outras criptomoedas? Então clique aqui e leia nosso guia essencial sobre o assunto

Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *