Nesta quarta-feira (2) o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou à agência de notícias RIA, que caso acontecesse uma terceira guerra mundial armas nucleares seriam utilizadas e isso seria muito destrutivo. Lavrov ainda disse que a Rússia enfrentaria um perigo real caso a Ucrânia adquirisse armas nucleares.
Na terça-feira (1º), a Rússia havia exigido que os Estados Unidos retirassem suas armas nucleares dos países europeus. Segundo informações da RIA, Lavrov afirmou que “já é hora das armas americanas voltarem para casa” e acrescentou que “é inaceitável para a Rússia que alguns países europeus sediem armas nucleares americanas”.
Lavrov também disse que a Rússia está disposta a trabalhar com os EUA em uma “estabilidade estratégica”. Durante um discurso gravado exibido na Conferência sobre Desarmamento em Genebra, na Suíça, o chanceler da Rússia afirmou que o Ocidente não deve construir instalações militares em ex-repúblicas soviéticas.
Em entrevista à rede de televisão Al Jazeera, Sergei Lavrov declarou que “Biden têm experiência e sabe que não há alternativa às sanções, a não ser a guerra mundial”.
A declaração foi feita em resposta ao discurso do presidente dos EUA, Joe Biden, sobre as sanções aplicadas à Rússia.
Na noite desta terça-feira (1º) Biden anunciou novas sanções contra a Rússia, incluindo o fechamento do espaço aéreo americano às companhias aéreas russas, e disse que os Estados Unidos irão proteger todos os países-membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que ficam próximos à Rússia.