Desdolarização global e o papel do Bitcoin: Arthur Hayes

Arthur Hayes afirma que o Bitcoin será a nova moeda global

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O dólar americano poderá perder seu status de moeda de reserva global? O co-fundador da BitMEX Arthur Hayes não descarta essa possibilidade e acredita que é uma questão que vale a pena considerar para aqueles que procuram preservar sua riqueza.

O ex-CEO do câmbio publicou na quinta-feira um ensaio explorando a economia e o papel do dólar em todo o mundo, e como seu papel decrescente poderia afetar a adoção das criptomoedas a nível global.

Dominância e declínio do dólar americano

No ensaio intitulado “Exit Liquidity“, Hayes explicou que o domínio do dólar no mundo inteiro é sustentado por conta do capital aberto dos Estados Unidos e pela devoção ao livre comércio. Cada um cria uma demanda adicional pelo dólar, pois o primeiro permite que os países asiáticos comprem ativos americanos com USD, e o segundo permite que os americanos comprem produtos asiáticos baratos.

Entretanto, ser o emissor da moeda de reserva global também significa que o Federal Reserve dos EUA e o Tesouro dos EUA são responsáveis por manter a economia global intacta. Em outras palavras, quando a economia global exige mais USD, os EUA devem fornecê-lo – mesmo que isso aumente a pressão inflacionária sobre a economia doméstica.

“Trilhões de dólares da riqueza da Ásia também dependem das boas graças dos políticos americanos”, escreveu Hayes. “Como a Rússia descobriu recentemente, o Estado de direito e os direitos de propriedade não são rígidos”.

Nos últimos meses, vários corredores de comércio global têm sinalizado interesse em se afastar da liquidação do comércio em dólares. Por exemplo, as empresas chinesas e francesas de energia têm acordado no último mês passado em fechar um negócio de gás natural liquefeito em CNY em vez de em USD. O Brasil e a China também chegaram a um acordo para negociar em suas moedas nacionais ao invés de dólares.

Como Hayes explicou, estar tão fortemente dependente do dólar significa que países como a China devem importar a política monetária dos Estados Unidos, e também estar sujeitos a seu risco político.

Embora os Estados Unidos sejam vistos há muito tempo como uma nação confiável e politicamente estável, o co-fundador afirma que isso mudou à luz da prisão do ex-presidente Donald Trump no início deste mês. Por acaso, Trump previu que o dólar americano perderia seu domínio global logo após sua liberação sob fiança.

Leia também: Guia sobre criptomoedas – o essencial

O Futuro da Moeda Global

Hayes previu que o futuro apresentará múltiplos blocos de moedas, mas nenhuma moeda “hegemônica” como o dólar americano hoje. Os desequilíbrios entre os blocos serão liquidados em uma “moeda de reserva neutra” como o ouro e as criptomoedas, que não estão “vinculados a nenhum país em particular”.

“Como Bitcoin continua a provar que é o dinheiro mais forte já criado, espero que mais e mais países pelo menos comecem a considerar se é um veículo de economia adequado ao lado do ouro”, continuou ele.

Hayes também conectou a ameaça do enfraquecimento do dólar no cenário global com a repressão da Administração Biden contra as empresas criptográficas. “O Ocidente está dificultando a compra de criptomoedas e seu armazenamento em uma carteira privada”, acrescentou ele.

Desde o colapso do FTX, muitos políticos da esquerda política americana se tornaram extra céticos em relação às criptomoedas, como se nota no seguinte questionamento de se a classe de ativos pertence mesmo ao país.

Artigo escrito por Andrew Throuvalas, publicado em Crypto Potato e traduzido e adaptado por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais