Guedes diz que irá embora se a reforma da Previdência não for aprovada

A tensão por conta da reforma da Previdência Social continua. A pressão nos ombros de Paulo Guedes e do próprio presidente Jair Bolsonaro, que corre sérios riscos de perder o cargo caso a reforma não passe, só aumentam com o passar do tempo.

O ministro da economia, Paulo Guedes, em uma entrevista para a Veja, afirmou:

Eu não sou irresponsável. Eu não sou inconsequente. Ah, não aprovou a reforma, vou embora no dia seguinte. Não existe isso. Agora, posso perfeitamente dizer assim: “Olha, já fiz o que tinha de ter sido feito. Não estou com vontade de ficar, vou dar uns meses, justamente para não criar problemas, mas não dá para permanecer no cargo”. Se só eu quero a reforma, vou embora para casa. Se eu sentir que o presidente não quer a reforma, a mídia está a fim só de bagunçar, a oposição quer tumultuar, explodir e correr o risco de ter um confronto sério… Pego o avião e vou morar lá fora.

Esta não é a primeira vez que Paulo Guedes ameaça deixar o cargo. O mesmo ocorreu no mês passado, também por conta da reforma da Previdência.

De acordo com a publicação, o ministro afirmou que o presidente está totalmente empenhado em aprovar a reforma nos moldes em que o projeto foi enviado pelo governo federal ao Congresso, com expectativa de economia de até R$ 1,2 trilhão nos próximos dez anos. Contudo, ele reconhece que há margem para negociação e que pode, no máximo, ir a R$ 800 bilhões.

Guedes ainda reforçou a necessidade da reforma. Segundo ele, “Se não fizermos a reforma, o Brasil pega fogo. A velha Previdência quebrou. Não vamos ter nem dinheiro para pagar aos funcionários. Vai ser o caos no setor público, tanto no governo federal como nos estados e municípios”.

O ministro ainda completou dizendo que “A Previdência é hoje um buraco negro, que engole tudo ao redor. O déficit tem crescido cerca de 40 bilhões de reais por ano. A reforma é urgente, porque os mercados não vão esperar muito mais. Eles fogem antes. A engolfada pode vir em um ano, um ano e meio”.

Guedes também havia anunciado a sua vontade de acabar com o monopólio da Petrobrás sobre o gás e colocar em prática o projeto que foi apelidado de “Choque de energia barata” para tornar a energia mais barata.

Para ler mais sobre a Previdência Social em si, confira o artigo escrito pelo Paulo Garcia sobre a maneira que esta instituição é utilizada pelo governo.

Fontes: O Globo, Infomoney e Veja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais
População chinesa
Política

Por que a China deverá ter apenas 525 milhões de habitantes até 2100

Kenneth Emde, de Minnesota, que atingiu a maioridade durante os anos sessenta, explicou recentemente por que não tem filhos atualmente. “Eu era um estudante universitário quando li The Population Bomb (A bomba populacional), de [Paul] Ehrlich”, disse ele em uma carta publicada pelo Wall Street Journal. “Levei isso a sério e agora não tenho netos, […]

Leia Mais