58 Privilégios das mulheres na sociedade ocidental

Privilégios das mulheres no Ocidente

Tempo estimado de leitura: 13 minutos

O objetivo deste texto não é defender a existência de um “matriarcado” ou que as mulheres têm mais vantagens que os homens na nossa sociedade ocidental. O real objetivo deste texto é mostrar que ambos os sexos têm suas vantagens culturais, legais e biológicas. Ele também pretende mostrar como a ideia de que a sociedade ocidental é intrinsecamente machista e patriarcal é uma distorção da realidade.

É claro que existem homens que têm preconceitos contra mulheres e mulheres com preconceito contra homens. Algumas vezes isso pode ser o motivo que leva homens e mulheres [enquanto indivíduos] a cometerem crimes.

Como nos alerta o psicólogo Jordan Peterson, vender essa ideia de patriarcado no sentido de homens reprimirem as mulheres pode levar a prejuízos para ambos os lados. Homens podem ter danos psicológicos por conta da sociedade os ver como machistas e opressores. Mulheres podem começar a culpar a sociedade por seus fracassos pessoais. No fim, homens e mulheres acabam sendo colocados como inimigos entre si.

Sobre os privilégios: os de cunho legal eu culpo o Estado, mas acredito que parte deles partiriam de cunho voluntário e contratual em uma sociedade libertária, principalmente se forem vistos como necessários. Os privilégios sociais, em geral, são voluntários e tradicionais; e se existem, é possível que tenham sido úteis para o desenvolvimento da sociedade. Os “privilégios” biológicos dispensam comentários, uma vez que advém da natureza de ambos os gêneros.

Sem mais delongas, vamos à lista:

  1. Quando uma mulher inicia uma agressão contra um homem, se este homem se defender usando força [mesmo que proporcional], quem é considerado errado ou um agressor é o homem. A violencia física de homens contra mulheres é mais condenada do que a de mulheres contra homens.
  2. Uma mulher é geralmente considerada empoderada caso humilhe ou agrida um homem, principalmente caso ele tenha ferido os sentimentos dela ou quebrado alguma regra social. Já o homem, se humilhar uma mulher, é considerado desprezível independente do motivo.
  3. Mulheres podem literalmente sugerir: “morte a todos os homens!” ou fazer qualquer “discurso de ódio” contra homens. Assim, serão menos mal vistas e dificilmente terão problemas legais. Por outro lado, caso um homem demonstre preconceito contra mulheres, ele pode ser mal visto [até mesmo, e muitas vezes, principalmente, por outros homens]: considerado homossexual, perder seu emprego ou até mesmo sofrer penalização legal.
  4. As mulheres podem usar a ideia do “patriarcado” e do feminismo ao seu favor. Até mesmo podem se promover comercialmente e politicamente, chegando até tirar seu sustento e criar sua base financeira sendo uma ativista profissional. Por outro lado, esse privilégio criou um privilégio igual e inverso, que ser anti-feminista pode tirar o mesmo proveito, principalmente se for mulher. Porém, me parece que o lado feminista tem mais vantagens.
  5. Mesmo a população sendo em média com uma porcentagem levemente superior de mulheres, a maioria dos presidiários são homens.
  6. Quando uma mulher acusa um homem de estupro (ou violencia doméstica) ele geralmente é considerado culpado antes de qualquer prova e mesmo com a inocencia pode sofrer alguns danos. Já quando um homem denuncia a agressão sofrida por uma mulher, principalmente se for sexual, a sociedade leva como algo jocoso, o que leva muitas agressões feitas por mulheres passarem impunes. Além disso, caso a mulher retire a queixa ou caso as acusações sejam falsas, a mulher fica impune.
  7. Geralmente a mulher escolhe seu parceiro e é o homem que fica com a responsabilidade de ir atrás de uma esposa e ser aceito.
  8. Uma mulher muito bonita pode se casar com um homem rico ou famoso e receber seu capital e status sem precisar ter tido ela mesma esse sucesso. A maioria das mulheres ricas são ricas devido aos seus cônjuges serem ricos. Obs: Vejo frequentemente o uso do fato de que a maioria das pessoas ricas e bem sucedidas em nossa sociedade serem homens como uma suposta evidência do patriarcado, porém as pessoas parecem se esquecer que a maioria desses homens têm esposas e que elas desfrutam dessa riqueza sem precisar se preocupar com as responsabilidades de adquiri-las. Ademais, esses homens ricos costumam ter ex-esposas que, mesmo não tendo mais relação com eles, mantém certos privilégios.
  9. Numa separação, a mulher tem muito mais chance de ficar com a guarda dos filhos, mesmo que sua situação econômica seja pior. Dificilmente um homem fica com guarda tendo uma situação econômica ruim ou ao menos inferior a da esposa
  10. Caso uma mulher não casada tenha um filho com um homem ou, em caso de separação, a mulher receba pensão do pai de seu filho; ou caso o homem seja rico, é provável que a mulher nem precise mais trabalhar.
  11. A mulher tem um controle muito maior sobre sua escolha reprodutiva e até mesmo costuma ter um certo controle da vida reprodutiva de seu parceiro.
  12. A mulher tem muito mais chances de usar sua sexualidade e beleza (“dotes naturais”), para ascender economicamente; seja achando um marido que a sustente, seja para vender sua beleza comercialmente, até mesmo vendendo produtos ou serviços sexuais.
  13. A mulher tem o privilégio biológico de produzir filhos e, graças a avanços da nossa sociedade, hoje ela pode fazer isso mesmo sem um parceiro, pois existem bancos de sêmen. Já o homem precisa achar uma mulher disposta a ficar 9 meses grávida para ter um filho seu.
  14. A mulher tem a capacidade de interromper sua gravidez (aborto) e em alguns países isso é inclusive considerado legal (alguns dependem do caso). Já para o homem, caso a mulher decida prosseguir com a gestação, ainda temos o dever citado anteriormente de prover sustento a mulher e o filho, mesmo que contra sua vontade; mesmo se esse privilégio legal for extinto, é muito provável que o homem ainda seja visto com maus olhos caso não queria criar seu filho.
  15. A mulher não precisa se alistar ao execito, e nem mesmo é obrigada a lutar e morrer em guerras. Já o homem pode ser preso ou até mesmo executado caso se recuse.
  16. Se um homem se ferir propositalmente em uma missão militar ele pode ser preso ou até mesmo executado. Já se a mulher engravidar ela é retirada da missão e ainda pode receber auxilios.
  17. Uma mulher pode chegar ao mesmo posto militar que um homem sem precisar sair em uma missão de campo.
  18. Ao deixar de ser criança a mulher ainda mantém um status digno de proteção por ser mulher.
  19. Mulheres recebem mais ajuda quando passam necessidade. Têm maiores chances de um carro parar para ela atravessar, receber carona, receber um brinde ou cortesia. Em caso de emergência as mulheres costumam serem resgatadas primeiro que os homens.
  20. Caso alguém esteja passando por necessidade, a “obrigação” social de ajudar é do homem, e caso tenha apenas mulheres presentes elas não são julgadas por não ajudar (já o homem é visto como covarde), mesmo que armadas. Caso se ajudem, são mais aclamadas pela sociedade.
  21. Culturalmente, seja em um encontro ou até mesmo uma saída entre casados, é considerado normal o homem pagar a conta para a mulher quando saem para algum jantar ou outro entretenimento. Inclusive em festas de pessoas desconhecida, homens têm o costume de pagar bebidas para mulheres.
  22. O homem é visto como a principal renda da casa e o principal responsável pelo sustento da família. Inclusive, ele é considerado como o protetor em casos de perigo, acabando muitas vezes até por se sacrificar pela sua família. Caso a mulher decida não trabalhar e ser sustentada pelo homem, isso é considerado normal. Já essas situações inversas são consideradas vergonhosas.
  23. As mulheres costumam receber punições menores pelos mesmo crimes do que um homem. Inclusive, caso ela seja cúmplice de um homem em um mesmo crime, ela pode receber punições menores (mesmo sendo a líder).
  24. A mulher pode usar a TPM como justificativa social e até mesmo jurídica para justificar agressões e certos comportamentos agressivos.
  25. As profissões mais pesadas e perigosas são, na imensa maioria, ocupadas por homens. Por conta disso, mais da maioria das mortes em local de trabalho são dos homens.
  26. Mulheres têm uma expectativa de vida maior em quase todos os países.
  27. Licença maternidade.
  28. Aposentadoria mais cedo.
  29. Taxa de suicídio de homens é maior que a de mulheres.
  30. A maioria esmagadora das vítimas de crimes, inclusive homicídio, são homens.
  31. Se uma mulher sofrer violência ou abuso ela pode contar com várias organizações de apoio. Inclusive têm o privilégio legal de ter uma delegacia exclusiva para a mulher, sendo que nos EUA pesquisas mostram que mulheres cometem mais violência doméstica do que homens.
  32. A maioria dos mendigos são homens.
  33. O câncer de mama recebem muito mais foco (tanto voluntário quanto governamental) do que o câncer de próstata, mesmo que os números sejam similares. Inclusive, em alguns países, a mulher vítima do câncer de mama, recebe do governo, além do tratamento do câncer, o tratamento estético. Mesmo o vírus HPV afetando homens, as campanhas de vacina são apenas para mulheres. Em alguns países existe um departamento exclusivo para a saúde da mulher, que é onde o governo costuma gastar mais.
  34. As finanças do casais geralmente favorece a mulheres mesmo que elas representem uma renda menor na casa.
  35. A maior parte das joias, roupas e outros artigos de luxo são feitas para mulheres. Ademais, geralmente as mulheres ganham de presente de maridos e pretendentes ou até mesmo quando é muito comum comprarem com o dinheiro do marido.
  36. De acordo com pesquisas nos EUA, as mulheres pagam menos da metade da quantidade de impostos que os homens pagam. Geralmente os impostos sobre imóveis e carros ficam por conta do homem mesmo que sejam utilizados pela mulher.
  37. Se uma mulher molestar uma criança ela pode receber pena menor, menos preconceito da sociedade e, caso engravide depois que a criança completar 18 anos, pode até pedir pensão.
  38. O homem recebe muito mais pressão e julgamento para ter uma vida de sucesso econômico do que a mulher. E caso uma mulher não tenha sucesso ela pode culpar o machismo e o patriarcado.
  39. A maior parte dos programas de televisão e comerciais são feitos para agradar mulheres.
  40. Mulheres podem alegar que recebem menos que homens e ao mesmo tempo focar em uma carreira que tenha retorno financeiro menor, focando em ser uma carreira mais agradável, ficando menos tempo no mesmo emprego, tendo menos especializações, menos horas de trabalho e horas extras e mais direitos trabalhistas. Por causa dessas alegações, tem países que igualam os salários de homens e mulheres pelo uso da força [da lei] e não por contribuição.
  41. Mesmo o dote (doação da família da esposa para a família do marido) sendo considerado machismo, cabe ao homem comprar os anéis de casamento e pedir em casamento com risco de ser rejeitado (exemplo do já citado acima controle da mulher sobre a vida sexual do homem).
  42. Uma mulher bêbada pode alegar incapacidade de consentir. Um homem bêbado geralmente não tem a possibilidade.
  43. Se um homem for promovido no trabalho e não uma mulher, isso pode ser visto como machismo. Uma mulher também pode ter benefícios no seu trabalho por conta da sua beleza, mesmo que sua profissão não tenha relação com beleza.
  44. Os sentimentos da mulher são muito mais considerados em relação aos dos homens.
  45. Se uma mulher perder seu emprego, é culpa do machismo ou do capitalismo. Se um homem perder o seu emprego, ele é considerado um perdedor.
  46. Uma mulher pode reclamar de assédio (principalmente para a justiça do trabalho) mesmo que não ocorra nenhum violação de sua autopropriedade (sem contato físico). O homem vítima dessa acusação pode receber pena judicial (até mesmo pagar uma indenização à mulher), perder seu emprego e ser julgado pela sociedade.
  47. Em alguns países uma mulher forçar um homem a ter uma relação sexual não é considerado estupro, seja pela justiça ou pela sociedade.
  48. Mesmo que um homem consiga o direito de pensão após um divórcio, a mulher paga menos pensão. Provavelmente muitas pessoas (assim como eu, antes de pesquisar para fazer esta matéria) nem sabiam que o homem tem direito a pensão.
  49. As mulheres são a maioria dos eleitores. Mesmo assim, elas podem reclamar de representatividade e exigir leis de cotas para mulheres.
  50. Caso um homem prefira que sua mulher trabalhe, ele é machista. Caso prefira que ela fique em casa, ele também é machista.
  51. Banheiros femininos têm muito mais chances de estarem limpos e de terem estrutura melhor: com espelhos flores, perfumes e até balas e absorventes.
  52. As pessoas costumam ser muito mais educadas com mulheres. Desde cedo as criança homens são ensinadas, com bastante ênfase, a respeitarem as mulheres.
  53. Uma organização exclusiva para mulheres é enaltecida, empoderadora e soroptimista. Já uma organização exclusiva para homens é machista.
  54. Mulheres pode receber destaque mesmo em esportes masculinos como (ring girls e cheerleaders).
  55. Metrôs tem vagões exclusivos para mulheres. Uma mulher também pode denunciar como machismo um homem ficar em uma posição que seja confortável para suas partes genitais, mesmo que eles não tenham escolhido ter essas partes. Simultaneamente, podem amamentar em público, receberem prioridade em assentos e, caso um homem reclame do espaço que uma mulher ocupa, ele está sendo machista (lembrando que mulheres costumam andar com uma bolsa ao seu lado).
  56. Uma mulher pode acreditar que tem o direito de viver em uma sociedade segura e que ao mesmo tempo não é responsável pela sua própria segurança. É comum as pessoas serem aconselhadas a não andarem com bens de valores às amostras, chamarem menos atenção, ou evitar alguns lugares para diminuir sua chances de serem vítimas de crimes, mas caso você sugira que uma mulher se vista de forma menos chamativa ou evite alguns lugares, isso é considerado uma atitude machista.
  57. Bares e festas que têm promoções especiais para mulheres é tratado como machismo. Caso a promoção seja para homens, também é machismo.
  58. A mulher não precisam passar pelo contrangimento de esconder sua ereção em publico quando excitadas.

20 respostas para “58 Privilégios das mulheres na sociedade ocidental”

  1. Avatar de Antonio
    Antonio

    Perdi no 58 hsushseji

  2. Avatar de Antonio
    Antonio

    Perdi no 58 hsushseji

  3. Avatar de Jaderson
    Jaderson

    Mano tu fez curso pra ser burro assim?

    1. Avatar de Gabriel Schreiber Belli
      Gabriel Schreiber Belli

      Ensino medio do MEC

    2. Avatar de Norberto Geronutti
      Norberto Geronutti

      Burro não é ele, burros são os políticos que deram esses privilégios.

    3. Avatar de A verdade
      A verdade

      Burro é você viadinha bixa lixo BOI ue fica defendendo vadia

  4. Avatar de Jaderson
    Jaderson

    Mano tu fez curso pra ser burro assim?

    1. Avatar de Gabriel Schreiber Belli
      Gabriel Schreiber Belli

      Ensino medio do MEC

  5. Avatar de Psiquiatra de homens rejeitado

    Oi amigo tudo bem ? Estou cursando minha especialidade em psiquiatria. Acho que você está precisando de ajuda.

    1. Avatar de Gabriel Schreiber Belli
      Gabriel Schreiber Belli
    2. Avatar de A verdade
      A verdade

      Ninguém quer tua ajuda feministo!
      VIVA A REVOLUÇÃO!

  6. Avatar de Psiquiatra de homens rejeitados e traumatizados

    Oi amigo tudo bem ? Estou cursando minha especialidade em psiquiatria. Acho que você está precisando de ajuda.

    1. Avatar de Gabriel Schreiber Belli
      Gabriel Schreiber Belli
  7. Avatar de Renato Pedrosa Almeida
    Renato Pedrosa Almeida

    comentários a parte, você está absolutamente certo!

  8. Avatar de Iuri
    Iuri

    Não sei se era para ser engraçado, ou se é sério, concordei com alguns pontos e outros discordei totalmente, de qualquer forma, se tiver o intuito de ser sério, não o é por não possuir fonte alguma de tais afirmações.

  9. Avatar de Alberto Soares
    Alberto Soares

    Ótimo texto. Muito bom!

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Boa lista. Isso a “Grobo” não mostra.

  10. Avatar de Char
    Char

    Tem umas coisas exageradas aí, mas não ficou ruim

    É perfeitamente natural que homens e mulheres tenham algumas vantagens uns dos outros
    Feminismo é uma doença mental

  11. Avatar de A verdade
    A verdade

    Mulheres sempre negarão que elas nunca buscaram por igualdade, elas querem apenas o poder e usam os homens como escada na maioria das vezes para atingir o seu objetivo.
    Homens virem MGTOW, salvem-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 thoughts on “58 Privilégios das mulheres na sociedade ocidental

  1. Não sei se era para ser engraçado, ou se é sério, concordei com alguns pontos e outros discordei totalmente, de qualquer forma, se tiver o intuito de ser sério, não o é por não possuir fonte alguma de tais afirmações.

  2. Tem umas coisas exageradas aí, mas não ficou ruim

    É perfeitamente natural que homens e mulheres tenham algumas vantagens uns dos outros
    Feminismo é uma doença mental

  3. Mulheres sempre negarão que elas nunca buscaram por igualdade, elas querem apenas o poder e usam os homens como escada na maioria das vezes para atingir o seu objetivo.
    Homens virem MGTOW, salvem-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais