Praxeologia EP07 | Escala de Valores

Original por: Praxgirl

Nesta lição, eu gostaria de discutir outra categorização importante implícita no conceito de ação que nós iremos nos referir agora como a escala de valores dos agentes. Nós colocamos muita ênfase em mostrar que a ação envolve escolher entre diferentes alternativas e que a própria ação é a preferência demonstrada do agente ponderando entre essas alternativas.

O fato que a ação é uma escolha implica que a valorização ocorre quando alguém age e nós podemos construir uma escala para referência dos valores de um agente.

Por exemplo:

Suponha que Sam acorda de manhã com a escolha de ir para o Superbowl ou ver o show da sua banda favorita. Ambos os eventos estarão acontecendo ao mesmo tempo em locais diferentes. Sam não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas ele deseja que ele pudesse ir a ambos. A forma que a Praxeologia determina logicamente o que Sam realmente valoriza é pelas suas ações. Se Sam acabar indo para o Superbowl, então nós devemos dizer que Sam preferiu ir para o Superbowl ao invés de ir ao show. Se ele acabou indo para o show, então nós devemos dizer que Sam preferiu ir ao show do que ao Superbowl.

Cada ação está em perfeita concordância com a escala de valores de um homem, pois a própria escala é somente uma ferramenta da interpretação lógica da ação de um homem. O homem satisfaz seus desejos mais urgentes e deixa seus desejos menos urgentes insatisfeitos. Não há forma de determinar o valor de um agente sem a ação.

Vamos voltar para nosso exemplo:

Suponhamos que a banda favorita de Sam seja o U2 e que eles vão se apresentar ao vivo no Superbowl. Sam agora pode ir em ambos os eventos. Ele valoriza mais o U2 ou o Superbowl? Nós podemos dizer que Sam valora ambos o mesmo tanto? O problema que nós temos que encarar é que nós não podemos mais separar o show do Superbowl. Se Sam escolhe ir ao estádio do Superbowl, Ele não está escolhendo entre o show e o Superbowl já que nenhuma ação está sendo feita para demonstrar essa escolha.

Ação é a atividade real que permite estabelecer o que uma pessoa acha mais importante, o que ela mais valoriza.

Valor não é intrínseco. Ele não está “em algo”. O valor está dentro de nós e mostra a forma que nós reagimos às condições do ambiente. Um homem pode dizer que ele valoriza uma coisa sobre outra sempre, mas somente uma coisa conta em direção a mudanças reais: a ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais