Julian Assange sofre AVC em prisão de segurança máxima na Inglaterra

Na última sexta-feira (10), o fundador da página WikiLeaks, sofreu um derrame na prisão de Belmarsh, na Inglaterra. A informação foi confirmada pelo perfil da empresa no Twitter e divulgada pela noiva de Julian Assange.

Preso em penitenciária de segurança máxima desde 2019, o australiano de 50 anos luta contra o processo de extradição para os Estados Unidos. Assange é alvo de 18 acusações criminais nos EUA, incluindo espionagem e vazamento de dados sigilosos.

O empresário sofreu o acidente vascular isquêmico na manhã de sua última audiência do processo de extradição, em 27 de outubro, segundo informações do Daily Mail. No entanto, a informação só foi revelada agora. Segundo Moris, como sequelas do acidente, ele ficou com a pálpebra direita caída, problemas de memória e sinais de danos neurológicos causados por estresse.

O Reino Unido aprovou, na última sexta-feira (10/12), o pedido de recurso dos EUA para extraditar Assange. Mesmo com aprovação do pedido, a extradição ainda depende de outros fatores para acontecer. Caso a determinação se confirme, ele pode receber pena de 175 anos em território norte-americano.

O governo americano pede ao governo inglês que Assange seja entregue ao país devido ao vazamento em massa de documentos “confidenciais”. O mesmo afirma “garantir” ao Reino Unido que o australiano receberia um tratamento “justo” caso fosse enviado ao país.

O empresário é acusado pelo governo americano de divulgar, entre os anos de 2010 e 2011, cerca de 250 mil mensagens diplomáticas e mais de 500 mil documentos confidenciais dos EUA sobre a atuação do país nas guerras contra o Iraque e o Afeganistão.

Moris informou ao portal DaylMail que Assange foi mantido em sua cela por longos períodos e sofreu com a ausência de ar fresco e luz solar suficientes. Desde o acidente vascular, Assange realizou uma ressonância magnética e agora está sendo medicado com fármacos anti-AVC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arlene Graf e Bruno Graf
Ética

Mãe de Bruno Graf se manifesta após AstraZenica admitir efeitos colaterais da vacina contra covid

Arlene Graf, mãe do jovem Bruno Graf, que morreu aos 28 anos devido aos efeitos colaterais provocados pela vacina anticovid-19 da AstraZeneca, cobrou que a empresa farmacêutica indenizasse a família das vítimas do imunizante. Arlene se manifestou na última terça-feira, 30, em uma publicação no X, um dia após o laboratório ter admitido que a […]

Leia Mais
Rio Grande do Sul
Ética

Empresários e ONGs ajudam moradores prejudicados por rompimento de barragem no RS

O rompimento da barragem da Hidrelétrica 14 de Julho, na Serra Gaúcha, causou indundação em vários lugares, deixando milhares de pessoas desabrigadas e causando 24 mortes. Empresários e ONGs estão se mobilizando para auxiliar no resgate dos desabrigados e na arrecadação de alimentos, roupas e outros mantimentos para a população atingida. Ajuda com resgate Um […]

Leia Mais
Operação Animes
Ética

Polícia Civil cumpre 11 mandados e bloqueia sites de pirataria durante ‘Operação Animes’

Na última sexta-fera, a Polícia Civil de Alagos, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo cumpriu 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, dois bloqueios e/ou suspensão de sites e desindexação de conteúdo em mecanismos de busca. O motivo? Pirataria de animes e séries coreanas. A ação faz parte da Operação Anime, […]

Leia Mais