Julian Assange sofre AVC em prisão de segurança máxima na Inglaterra

Na última sexta-feira (10), o fundador da página WikiLeaks, sofreu um derrame na prisão de Belmarsh, na Inglaterra. A informação foi confirmada pelo perfil da empresa no Twitter e divulgada pela noiva de Julian Assange.

Preso em penitenciária de segurança máxima desde 2019, o australiano de 50 anos luta contra o processo de extradição para os Estados Unidos. Assange é alvo de 18 acusações criminais nos EUA, incluindo espionagem e vazamento de dados sigilosos.

O empresário sofreu o acidente vascular isquêmico na manhã de sua última audiência do processo de extradição, em 27 de outubro, segundo informações do Daily Mail. No entanto, a informação só foi revelada agora. Segundo Moris, como sequelas do acidente, ele ficou com a pálpebra direita caída, problemas de memória e sinais de danos neurológicos causados por estresse.

O Reino Unido aprovou, na última sexta-feira (10/12), o pedido de recurso dos EUA para extraditar Assange. Mesmo com aprovação do pedido, a extradição ainda depende de outros fatores para acontecer. Caso a determinação se confirme, ele pode receber pena de 175 anos em território norte-americano.

O governo americano pede ao governo inglês que Assange seja entregue ao país devido ao vazamento em massa de documentos “confidenciais”. O mesmo afirma “garantir” ao Reino Unido que o australiano receberia um tratamento “justo” caso fosse enviado ao país.

O empresário é acusado pelo governo americano de divulgar, entre os anos de 2010 e 2011, cerca de 250 mil mensagens diplomáticas e mais de 500 mil documentos confidenciais dos EUA sobre a atuação do país nas guerras contra o Iraque e o Afeganistão.

Moris informou ao portal DaylMail que Assange foi mantido em sua cela por longos períodos e sofreu com a ausência de ar fresco e luz solar suficientes. Desde o acidente vascular, Assange realizou uma ressonância magnética e agora está sendo medicado com fármacos anti-AVC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais