Não é incomum figuras influentes – inclusive da economia e mercado financeiro – terem receio das criptomoedas e pedirem sua regulamentação ou até mesmo proibição. A figura da vez é o Nobel da economia, Joseph Stiglitz, que defende a proibição das criptomoedas por facilitar “lavagem de dinheiro”.
Criptomoedas e lavagem de dinheiro
Em uma entrevista a revista alemã “Der Spiegel” realizada nesta sexta-feira, o prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, defendeu a proibição das criptomoedas. Segundo ele, elas facilitam a lavagem de dinheiro em larga escala.
Neste momento existem dois grandes buracos que temos que fechar: as moedas criptográficas e os bens imóveis
disse Joseph Stiglitz
Em seguida, Stiglitz apontou o ex-presidente Donald Trump como um dos responsáveis pelos problemas no setor imobiliário americano, que segundo ele “era conhecido como um lavador de dinheiro e ficou rico dessa forma“.
Sim, criptomoedas permitem lavagem de dinheiro. E não há nada de errado com isso
Sendo as criptomoedas uma ferramenta criada com a finalidade de permitir aos indivíduos escaparem do controle estatal, é natural que a lavagem de dinheiro – uma forma de escapar das regulações estatais – seja facilitada.
A lavagem de dinheiro consiste em ocultar a origem “ilícita” (segundo a lei estatal, claro) de determinada quantidade de dinheiro. Tal procedimento pode ser feito emitindo notas fiscais registrando as transações como que feitas na venda de produtos e serviços permitidos pelo estado (geralmente com valores declarados menores do que os obtidos).
De fato algumas atividades realmente criminosas – como sequestro, assalto, etc – fazem uso da lavagem de dinheiro. No entanto, grande parte da atividades que fazem uso deste método são os chamados “crimes sem vítima” como contrabando, venda de drogas, etc.
Graças às criptomoedas, essas atividades pacíficas e legítimas, podem escapar com maior facilidade das garras da gangue estatal.
Burocratas não toleram que algo saia de seu controle
Sendo um economista keynesiano e experiente burocrata que defende a mão pesada do estado na economia, é compreensível que Joseph Stiglitz fique preocupado com qualquer ação econômica que fuja do controle estatal e dos planejadores econômicos que julgam saber o que é “melhor para a sociedade”.
Stiglitz, famoso por sua teoria da informação assimétrica onde acredita que o estado é mais competente que o mercado na alocação de recursos (algo que economistas austríacos já mostraram ser falso, inclusive respondendo as idéias ele).
Para planejadores econômicos como Stiglitz que querem proibir as criptomoedas, só resta desejar boa sorte na tentativa que irá falhar, não importa quantas vezes tentem. As criptomoedas são um grande avanço na luta pela liberdade, algo que nenhum político ou burocrata poderá vencer!
- Quer conhecer ou entender melhor sobre criptomoedas? Então leia nosso guia essencial feito especialmente para você!
- Se quer entender o quanto o Bitcoin é capaz de revolucionar sua vida e de toda sociedade, adquira o livro ‘Revolução Satoshi’ da autora libertária Wendy McElroy, traduzido pela Editora Konkin! Aquira o livro físico aqui ou então o PDF gratuito!