SPTrans e o vazamento de dados de usuários do Bilhete Único

Ataque hacker à SPTrans fez vazar informações de mais de 13 milhões de usuários do Bilhete Único

Na última sexta-feira, dia 23, a SPTrans – empresa responsável por regular as empresas de transportes junto à prefeitura de São Paulo – comunicou um vazamento e dados de 13 milhões de usuários do Bilhete Único. Segundo a gerenciadora, o fato ocorreu em abril de 2020, mas só foi descoberto mais de dois anos depois.

Entre as informações dos usuários que foram vazadas estão nome, nome social, data de nascimento, CPF, RG, endereço, número de telefone, filiação, PIS, matrícula de aluno, estado civil, naturalidade, sexo, e-mail, além de login e senha do portal de serviços da SPTrans na internet.

A polícia segue com as investigações sobre o ataque hacker. No entanto, não há nenhuma suspeita de quem esteja por trás do ataque.

Prefeitura de São Paulo foi incapaz de evitar o ataque

A SPTrans era anteriormente uma empresa estatal responsável pela regulação de transportes no município de São Paulo. A estatal – chamada de Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) – foi privatizada em 1995, recebendo o nome de SPTrans. No entanto manteve o mesmo CNPJ.

Hoje, a SPTrans é uma empresa mista (constituindo uma parceria entre a iniciativa privada e o estado), sendo que o governo municipal de São Paulo é seu principal responsável.

Sendo assim, qualquer ação irresponsável da SPTrans é responsabilidade direta do governo municipal. Entretanto, o próprio governo municipal foi incapaz de impedir o ataque hacker, sendo mais um exemplo da ineficiência estatal.

Situação do caso

Enquanto as investigações (sem sucesso) prosseguem, os usuários continuam usando normalmente o Bilhete Único como passagem. De acordo com a A SPTrans, não houve desvios dos valores dos créditos dos passageiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rio Grande do Sul
Ética

Empresários e ONGs ajudam moradores prejudicados por rompimento de barragem no RS

O rompimento da barragem da Hidrelétrica 14 de Julho, na Serra Gaúcha, causou indundação em vários lugares, deixando milhares de pessoas desabrigadas e causando 24 mortes. Empresários e ONGs estão se mobilizando para auxiliar no resgate dos desabrigados e na arrecadação de alimentos, roupas e outros mantimentos para a população atingida. Ajuda com resgate Um […]

Leia Mais
Operação Animes
Ética

Polícia Civil cumpre 11 mandados e bloqueia sites de pirataria durante ‘Operação Animes’

Na última sexta-fera, a Polícia Civil de Alagos, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo cumpriu 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, dois bloqueios e/ou suspensão de sites e desindexação de conteúdo em mecanismos de busca. O motivo? Pirataria de animes e séries coreanas. A ação faz parte da Operação Anime, […]

Leia Mais
Propriedade privada
Ética

A propriedade privada é simplesmente uma construção racial ou social?

Em um artigo de 1964 no Yale Law Journal intitulado The New Property (A Nova Propriedade), Charles Reich argumentou que a “generosidade do governo” é uma fonte cada vez mais importante de riqueza e, portanto, deve ser entendida e regulada como uma nova forma de propriedade. Reich argumentou que “a propriedade é uma instituição legal, […]

Leia Mais