O verdadeiro motivo pelo qual as empresas de cerveja estão se tornando woke

Lacração nas empresas de cerveja

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Esse artigo foi originalmente escrito por Jon Miltimore, publicado em FEE.org e traduzido e adaptado por @rodrigo

Os trocadilhos estavam fluindo como vinho, ou melhor, como cerveja, nas mídias sociais esta semana, quando a Miller Lite se tornou viral por uma campanha publicitária que criticava sua própria marca por “sexismo”.

“Segure minha cerveja, Budweiser! A nova porta-voz feminista da Miller Lite está aqui para xingar você e explicar por que os homens são maus” escreveu Not the Bee.

“A Miller Lite aparentemente também quer o tratamento de boicote da Bud Light”, disse Rogan O’Handley, um advogado de Hollywood que se tornou comentarista conservador e apoiador do ex-presidente Donald Trump. “Notícia de última hora: depois de um dia de trabalho árduo, os bebedores de cerveja da classe trabalhadora não querem ser ensinados como se estivessem em uma aula de estudos de gênero na SUNY-Oswego.”

O anúncio apresenta Ilana Glazer, uma comediante que afirmou que as mulheres foram as primeiras cervejeiras da história, mas foram traídas pela América corporativa.

“Da Mesopotâmia à Idade Média e à América colonial, eram as mulheres que faziam a cerveja”, disse Glazer. “Séculos depois, como o setor homenageou as mães fundadoras da cerveja? Eles nos colocaram em biquínis.”

Para fazer as pazes, a Miller Lite está comprando anúncios vintage com mulheres em trajes de banho, que serão transformados em adubo para apoiar as mulheres cervejeiras. “Esse bom material ajuda os agricultores a cultivar lúpulo de qualidade”, explica uma mulher.

Muitos acusaram a Miller Lite de seguir o caminho da Bud Light, que testemunhou um colapso nas vendas após uma campanha publicitária da March Madness com o influenciador transgênero Dylan Mulvaney, que levou a Anheuser-Busc a emitir um pedido de desculpas .

“Nunca tivemos a intenção de participar de uma discussão que divide as pessoas”, escreveu o CEO Brendan Whitworth.

O que muitos na mídia social não perceberam é que o anúncio da Miller Lite foi lançado antes da implosão da Bud Light. Ele apenas recebeu pouca atenção. Não está claro se o anúncio da Miller Lite terá o mesmo efeito sobre as vendas de cerveja que o da Bud Light. Alguns comentaristas no Twitter disseram que gostaram do anúncio.

“Na verdade, acho que a Miller Lite acertou muito mais do que a Bud Lite na forma como abordou uma demonstração feminina” escreveu Emily Zanotti, da Fox News.

Essa é a natureza dos comerciais, é claro. Eles são subjetivos. O que pode fazer com que uma pessoa se sinta desconfortável pode agradar a outra.

Aparentemente, sou um Neandertal que gosta dos comerciais antigos da Miller Lite, quer apresentem mulheres de biquíni ou Bob Uecker disfarçado de Rodney Dangerfield em uma festa à fantasia. Não gosto de receber sermões. Sou assim mesmo.

Naturalmente, as pessoas têm preferências e gostos diferentes em relação a comerciais, e isso é normal. O fato é que, na verdade, eu sou o público-alvo da Miller Lite: um homem de 40 e poucos anos que bebe cerveja.

Isso suscita perguntas. Por que a Bud Light e a Miller Lite estão fazendo comerciais que afastam sua própria base de consumidores? Mais importante ainda, por que elas estão entrando em assuntos controversos como transgênero, feminismo de terceira onda e gênero não binário?

A principal resposta é a ascensão da governança ambiental, social e corporativa, um termo cunhado durante uma iniciativa das Nações Unidas em 2004 (” Quem se importa vence “) que classifica as empresas quanto ao desempenho social.

O ESG nasceu da ideia de que o capitalismo tradicional precisa ser substituído por um capitalismo mais cuidadoso e socialmente consciente que atenda a outras “partes interessadas”. E o que começou como “diretrizes e recomendações” tornaram-se padrões explícitos definidos por agências de classificação de ESG que impõem custos elevados às empresas de capital aberto, especialmente àquelas que não os cumprem.

O fato é que as empresas não estão entusiasmadas com o fato de terem de dançar conforme a melodia de uma pequena cabala de banqueiros centrais e gerentes de ativos. Uma pesquisa da CNBC de 2022 mostrou que, embora os executivos apoiem o ESG publicamente, em particular, eles têm sérias preocupações. No entanto, não entrar no jogo não é uma opção.

“Se uma empresa precisa fazer divulgações e tem alguns executivos que ‘não gostam de ESG’, ela deve pensar no custo de não se preocupar mais com isso”, disse Eileen Murray, ex-executiva da Bridgewater Associates, o maior fundo de hedge do mundo, disse à CNBC .

Os consumidores de Miller Lite e Bud Light têm todo o direito de se irritar com anúncios que não lhes agradam. Mas eles devem entender que essas empresas de capital aberto estão fazendo um ato de equilíbrio sobre quem correm o risco de alienar: seus consumidores ou os marionetistas do ESG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais