O Conselho de Segurança da Rússia escreve artigos sobre a necessidade de um ataque nuclear à Europa

Sergey Karaganov, membro do Conselho Científico do Conselho de Segurança da Rússia, já publicou um segundo artigo dizendo que a Rússia terá que lançar um ataque nuclear contra a Europa.

Fonte: RIA Novosti

Detalhes: O artigo foi publicado no principal site de propaganda do Kremlin, RIA Novosti. Foi escrito por Sergey Karaganov, um “Doutor em Ciências em História” e cientista político. O título completo do artigo é “Não há escolha: A Rússia terá de lançar um ataque nuclear contra a Europa”.

E esse não é seu primeiro material desse tipo. Há menos de duas semanas, Karaganov publicou um artigo semelhante, cuja essência se resume à mesma coisa – a Rússia “deve lançar um ataque nuclear preventivo contra a Europa”. Ele foi publicado na Profile, uma revista privada.

Citação do novo artigo: “Espero que nunca usemos armas nucleares, mas o fato de nos recusarmos a usá-las em todas as situações, exceto no caso de um perigo mortal para o próprio Estado, parece-me frívolo.”

Detalhes: Em sua publicação, Karaganov pede ao Kremlin que considere a possibilidade de um ataque nuclear preventivo contra a UE.

A publicação da oposição Meduza adverte que essas ameaças podem ser algo mais do que o discurso vazio de sempre.

Há informações de que Karaganov é membro do Conselho Científico do Conselho de Segurança da Federação Russa.

Além disso, ele é um dos fundadores do Conselho Russo de Política Externa e de Defesa (CFDP). Esse é um centro de especialistas que coopera com ex-militares, diplomatas, políticos atuais, pesquisadores e jornalistas.

Em 2004, o CFDP tornou-se um dos fundadores do Valdai Club, do qual Putin participa regularmente. O próprio Karaganov também participa dessas reuniões.

Além disso, duas fontes da Medusa próximas ao governo Putin chamaram Karaganov de uma pessoa que “pode influenciar a opinião do secretário do Conselho de Segurança, Nikolai Patrushev”.

Meduza escreve que, em seus artigos, Karaganov usa uma retórica muito próxima à de Putin: o cientista político está claramente tentando se igualar à linguagem de Putin. Por exemplo, no texto, há um “argumento de gângster” característico do presidente da Federação Russa: em particular, quando Karaganov explica que um ataque nuclear preventivo na Europa é necessário “para que o Ocidente simplesmente ‘vá embora’ e não interfira no avanço da Rússia e do mundo”. Karaganov não se esqueceu de mencionar o “neocolonialismo” que Putin vem mencionando em todas as oportunidades há mais de um ano e meio.

Ao mesmo tempo, o autor tranquiliza seu potencial leitor de alto escalão que pode hipoteticamente decidir sobre o uso de armas nucleares: os Estados Unidos supostamente não defenderão a Europa, ninguém sacrificará “a hipotética Boston em nome da hipotética Poznań”.

Karaganov apóia essa ideia com outra tese perigosa: “Os vencedores não são julgados, mas os salvadores são agradecidos”. Para Karaganov a vitória é algo eminente.

Artigo originalmente publicado em Ukrainska Pravda e traduzido e adaptado por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais