Lula irá comprar leite em pó para “ajudar” produtores. E você pagará por isso

Leite em pó

O governo Lula anunciou que irá destinar R$ 100 milhões de reais para a compra de leite em pó de pequenos produtores de lacticínios. A compra foi anunciada nesta quarta-feira (16) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo o governo, a medida visa ajudar o setor de lacticínios, que vem enfrentando dificuldades em competir com a importação de leite em pó estrangeiro que vem aumentando recentemente, principalmente o dos países membros do Mercosul.

O governo também afirma que a compra do leite em pó destes mesmos produtores seria destinado à pessoas em condições de insegurança alimentar e nutricional, conforme demanda do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

As falácias por trás de tal medida

O governo usa como uma das justificativas para tal medida a dificuldade dos produtores de leite em pó competirem com a importação do produto dos países membros do Mercosul. No entanto, o próprio estado brasileiro dificulta mais ainda a capacidade dos pequenos e médios produtores ao manter impostos e regulações sobre suas atividades. Além de terem que encarar a inflação causada pelo Banco Central.

Se o governo realmente se preocupasse com os pequenos e médios produtores, os isenteria de impostos e regulações. Aqueles que não fossem capazes de concorrer com as empresas estrangeiras fariam melhor em abandonar a atividade e procurar outras fontes de renda. Isso os faria poupar recursos valiosos ao invés de obrigar os consumidores a arcar com preços mais altos e ainda subsidiá-los via impostos.

O governo também alega que a medida de compra do leite em pó dos produtores visa ajudar os mais necessitados, distribuindo o produto para estes. Mas se ele realmente se preocupasse com eles, permitiria que tanto os produtos locais quanto os importados fossem livres de impostos, de modo que a concorrência tornasse eles mais baratos, tanto para os mais pobres quanto para aqueles que quisessem ajudá-los.

Mas como o governo precisa manter o monopólio de ajuda dos pobres para aliciá-los, ele não fará isso. Ao mesmo tempo, ele precisa do apoio dos produtores que querem ser protegidos da concorrência e também de novas fontes de receita via impostos.

E como sempre, você pagará por isso

E como não poderia ser diferente, os pagadores de impostos serão expropriados para que o estado brasileiro continue seu teatro de que se preocupa com os mais pobres. E os mesmos pagadores de impostos que já são roubados pelo estado irão ter que arcar com os preços artificialmente altos mantidos pela interrupção da concorrência entre as empresas graças à intervenção do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais