sábado, novembro 27, 2021
InícioPolíticaSenador pedirá impeachment de ministros do STF

Senador pedirá impeachment de ministros do STF

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) anunciou nesta terça-feira (16) que iria protocolar uma denúncia de crime de responsabilidade contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. A denúncia pode levar ao impeachment de Toffoli, que é presidente do STF, e de Moraes.

“O desrespeito desses dois ministros ao básico do direito brasileiro exige uma reação. Eles avançaram qualquer linha razoável na democracia. Abusaram flagrantemente do poder que têm para constranger denunciantes e críticos”, afirmou o senador.

No fim do mês de Março, Dias Toffoli abriu uma investigação para averiguar injúrias e ameaças virtuais contra ministros do STF. Nomeado relator do inquérito, Alexandre de Moraes expediu mandados de busca e apreensão contra sete pessoas e determinou o bloqueio das suas redes sociais. Moraes também ordenou que a revista Crusoé retirasse do ar uma reportagem chamada “Um amigo do amigo do meu pai”. A reportagem citava Toffoli em um depoimento no âmbito da Operação Lava-Jato.

O pedido de impeachment segue para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para decidir se ele será arquivado ou se terá prosseguimento. Caso seja aceito, será instalada uma comissão de 21 senadores para emitir parecer. O quórum para o impeachment de um ministro do STF é de dois terços da Casa, ou 54 senadores. De acordo com o Senado, já estão confirmados os apoios de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Lasier Martins (Pode-RS), Jorge Kajuru (PSB-GO) e Reguffe (sem partido-DF).

“Seguramente este é o primeiro pedido de impeachment que tem como lastro a manifestação da procuradora-geral da República (Raquel Dodge), apontando os fatos concretos de abuso de autoridade por parte dos ministros”, destacou Alessandro Vieira

NOTÍCIAS SIMILARES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

CONFIRA