O que se sabe até agora sobre a queda do jato onde o chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, estava

Prigozhin

Segundo confirmação de autoridades russas, o líder do grupo de mercenários Wagner, Yevgeny Prigozhin, estava a bordo de jato que caiu na Rússia nesta quarta-feira. Segundo a Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia, o nome de Prigozhin estava em uma lista daqueles “declarados como viajando a bordo do avião acidentado”.

Além de Prigozhin, outros seis passageiros e três tripulantes também estavam dentro do jato. Incluindo o comandante e cofundador do grupo Wagner Dmitry Utkin. Segundo a agência, os dez ocupantes morreram quando a aeronave caiu perto da cidade de Tver. Ela também informa que todos os corpos foram recuperados.

As autoridades russas afirmam que ainda não se sabe qual a causa da queda do avião. Também informaram que uma investigação criminal foi aberta para analisar a queda do avião, que é de fabricação da empresa brasileira Embraer.

Abaixo, um registro feito após a queda do jato onde Prigozhin e outros membros do Grupo Wagner estavam:

https://www.instagram.com/reel/CwTeEqhuIeS/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

Especulações sobre a queda do jato

Apesar das autoridades russas afirmarem que não se sabe até agora o motivo da queda do jato, o canal do Telegram ligado ao Wagner, Gray Zone, informou que o avião foi abatido pelas defesas aéreas na região de Tver, ao norte de Moscou. Outros canais do Telegram especulam afirmam que o avião acidentado era um jato Embraer Legacy com número de série RA-02795.

Em entrevista ao site russo, o Em entrevista ao site russo Fontanka, o especialista em aviação e major-general aposentado, Vladimir Popov, apontou três possíveis motivos para a queda do avião na região de Tver. O primeiro motivo apontado por Popov é algum possível problema no sistema de controle do avião. Já o segundo seria devido à uma queda na velocidade do avião.

“Minha primeira teoria é que algo aconteceu com o sistema de controle automatizado, possivelmente uma falha no sistema de controle. A segunda razão teórica é que a queda de velocidade foi provocada por uma parada do motor”

afirmou Popovo

Por fim, Popov inclui como terceira possível explicação uma explosão. E não descarta a possibilidade de um ataque terrorista.

“Veja bem, estou lidando com problemas técnicos. Mas não descarto a possibilidade de uma situação de emergência na aeronave causada por um ataque terrorista. Falar sobre uma explosão só é possível se encontrarmos no solo um longo rastro de chamas de peças combustíveis individuais na direção do voo a uma distância de pelo menos 800-1000 metros do local do acidente. Portanto, em alta altitude, algo entrou em colapso e, nesse momento, a parte principal já estava caindo. Com base nas imagens agora disponíveis, o avião caiu com força e o combustível restante queimou no solo” – afirmou Popov.

Possível represália do governo russo?

Como se sabe, Prigozhin liderou um motim do Grupo Wagner contra o governo russo e tentou inclusive tomar Moscou, a capital da Rússia. No entanto, o motim falhou, e após negociações com o Kremlin mediadas pelo governo de Belarus, Prigozhin e o Grupo Wagner passaram a operar neste país.

Dada a reputação que Putin possui de ordenar a execução de seus traidores, a possibilidade de Prigozhin ter sido mais um destes não é uma possibilidade descartável. Abaixo, um vídeo onde em entrevista Vladimir Putin afirma que para ele, traição é algo imperdoável.

https://www.instagram.com/reel/CwS-noLAx3q/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

E você, qual sua opinião sobre isso? Deixe um comentário com a resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emchentes no Rio Grande do Sul
Política

Municípios atingidos pelas inundações no RS enfrentam burocracia para receber ajuda do governo federal

Em um artigo da CNN, diversas entidades municipais informaram que estão enfrentando uma enorme burocracia para receber verbas do governo federal para lidar com os impactos das inundações no Rio Grande do Sul. A informação contrasta com a acusação por parte da grande mídia e agentes públicos, de que a afirmação de tal burocracia na […]

Leia Mais
Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais