Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Lula Macron Urânio

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil.

O acordo é de grande interesse para o governo francês, já que cerca de 70% da eletricidade do país tem origem em energia nuclear e o governo aposta nesta fonte como caminho para a transição energética. Alem do fato da França ter passado por sérias turbulências que foram consequências das restrições ao uso de combústives fósseis.

Como o país depende de importações de urânio e vê um de seus principais fornecedores, o Niger, passar por instabilidades geopolíticas, o governo francês está apostando nas fontes brasileiras de urânio como alternativa.

Já o governo brasileiro por sua vez defende que tal acordo irá trazer investimentos e gerar empregos no Brasil. Como a exploração de urânio é outro monopólio estatal, isso significa mais receitas para o governo e mais concurso público (mais consumidores de impostos para o contribuinte brasileiro pagar).

Segundo o articulador do acordo, o presidente da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Energia Nuclear, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), a reserva de urânio no Brasil possui um valor extimado de US$ 62 bilhões, que segundo ele, poderia financiar todo o programa nuclear brasileiro.

Uma extimativa impressionante. Mas tal potencial estaria melhor nas mãos de indivíduos privados e suas empresas. Afinal, elas poderiam fazer um ótimo aproveitamento enérgico do mineral enquanto geram um mercado energético mais diversificado e competitivo. O que seria muito melhor do que manter o mopólio do estado sobre tal elemento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais