Republicanos do Illinois querem separar Chicago do restante do estado

Alguns republicanos de Illinois acreditam que as áreas rurais do estado não estão recebendo uma representação justa devido à enorme influência da cidade de Chicago e agora estão pressionando para separar a Windy City do resto do estado.

Em “Fox & Friends”, na Segunda-Feira, o deputado estadual Brad Halbrook explicou que em muitos estados, incluindo Nova York, Califórnia e Illinois, “grandes centros populacionais” dominam a política do estado.

“As porções rurais não estão sendo representadas igualmente”, disse Halbrook, lamentando as regulamentações onerosas sobre as empresas e a “acumulação” de dívidas por parte de Chicago.

Halbrook disse que o sistema projetado pela Constituição dos EUA “simplesmente não está funcionando” em Illinois.

“O objetivo é formar um novo Illinois”, disse ele ao apresentador Steve Doocy, explicando que a proposta – que praticamente não tem chance de aprovação – pedia ao Congresso que declarasse Chicago o 51º estado.

Halbrook disse que, a cada ano, o estado perde um número de residentes igual ao tamanho da cidade de Peoria.

De acordo com um novo relatório da Stateline, da Pew Trusts, a resolução apoiada por Halbrook agora conta com oito co-patrocinadores republicanos na Câmara, além do crescente apoio de ativistas conservadores.

O projeto de lei aponta um “resgate de US$ 221 milhões” para o sistema de pensão da cidade no ano passado e diz que “a maioria dos residentes no estado de Illinois discorda dos moradores da cidade de Chicago em questões fundamentais como posse de armas, aborto, imigração e outras questões políticas”.

Qualquer impulso desse tipo exigiria uma força política significativa e a resolução em si é apenas uma declaração de apoio ao impulso, não uma legislação que funcionaria para realmente criar um novo estado. Seria necessário aprovar a legislatura estadual e ser aprovada pelo Congresso – tornando-a uma proposta de longo prazo.

Uma discussão semelhante ocorre no Brasil com o pacto federativo. Um deputado de Santa Catarina afirmou que imposto é roubo durante um discurso sobre essa pauta meses atrás.

Outra pauta que vem ganhando força é a secessão de estados como São Paulo e Santa Catarina. Para saber mais sobre a autodeterminação dos povos e a legalidade da secessão, leia este artigo do advogado Paulo Demchuk.

Fonte: Fox News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais