Eleição de fachada mantém ditador Daniel Ortega no poder

Neste domingo (7), a Nicarágua realiza eleições para presidente, apesar dos grandes protestos populares de 2018 contra o ditador Daniel Ortega, o mesmo terá “vitória garantida”, com mais um mandato ao lado de sua esposa e vice-presidente, Rosario Murillo.

Daniel Ortega, 75 anos, é um ex-líder guerrilheiro da Revolução Sandinista, que havia derrubado a ditadura de Anastasio Somoza em 1979. Ele liderou o governo socialista da Frente Sandinista de Libertação Nacional na Nicarágua enquanto o país combatia o grupo de rebeldes Contras, apoiados pelos EUA.

Ortega deverá ser eleito para o quarto mandato consecutivo, já que todos os seus opositores foram mandados para prisão.  

Ao todo foram presos cerca de 30 opositores, incluindo sete candidatos à presidência. Ortega pavimentou o caminho para um quarto mandato consecutivo e prolongou sua trajetória como presidente com mais tempo no poder no continente americano.

Meses antes eleição, houve aumento de perseguição contra empresários e jornalistas independentes no país centro-americano, o que levou a invasão e fechamento de vários jornais.

Em uma pesquisa recente, realizada pelo CID-Gallup, é indicado que apenas 19% dos nicaraguenses votariam em Ortega caso ele concorresse à presidência com qualquer candidato da oposição. Ativistas incentivaram os eleitores a boicotar as eleições.

Segundo alguns analistas, como o analista político Enrique Sáenz, do Washington Post, o boicote de nada adiantaria. Segundo ele:

As autoridades irão dizer no domingo à noite que o comparecimento foi extraordinário e que Ortega venceu com uma montanha de votos

Reação dos outros países

Os Estados Unidos e a União Europeia condenaram a eleição como uma “ farsa” sem qualquer legitimidade. A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou nesta semana um pedido para ampliar as sanções contra autoridades da Nicarágua e aumentar o monitoramento de recursos enviados ao país. 
 
Também na semana anterior à votação, o diretor do Escritório para América Central do Departamento de Estado americano, Patrick Ventrell, disse que essas eleições “não tem nenhuma credibilidade”.
 
Vale lembrar que o regime de Daniel Ortega e sua esposa Rosario Murillo (vice-presidente), possuem o apoio de Cuba, Venezuela e Rússia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais