CEO da BitMEX: “Libra destruirá stablecoins e bancos se tornarão armazéns inúteis”

A Libra, do Facebook, destruirá todas as stalecoins, transformará bancos comerciais e centrais em “um armazém inútil para moeda fiduciária digital” e, finalmente, trará novos usuários de Bitcoin, escreveu o co-fundador e CEO da BitMEX, Arthur Hayes em seu boletim informativo.

“Eu não derramo lágrimas por todos aqueles que acreditavam que havia valor em um patrocinador inédito que criava um fundo fiduciário que circulava em uma blockchain”, disse Hayes, ressaltando que a Libra também é uma stablecoin lastreada por decreto e fiduciária, não é uma criptomoeda.

Ele não é o primeiro que estima que o Libra poderia competir com outras moedas. No entanto, pelo menos a stablecoin mais popular, a Tether, afirmou anteriormente que não está preocupada em perder participação de mercado.

Leia as últimas notícias sobre a Tether clicando aqui.

Enquanto isso, Hayes continuou sua análise entrando em mais detalhes sobre o futuro papel dos bancos, o comércio eletrônico e como o Libra tornaria o crédito mais acessível para compradores on-line em todo o mundo.

Pontos chave:

  • Libra não vai ser uma moeda anônima e as transações podem ser congeladas por uma solicitação de uma agência governamental.
  • Os dados do usuário do Facebook podem ser usados ​​para calcular uma pontuação de crédito, caso o Libra decida emitir empréstimos.
  • O Facebook e outras empresas de tecnologia podem originar um empréstimo mais barato e oferecer uma taxa de juros menor do que um banco comercial, “mas talvez a sociedade esteja trocando um demônio por outro”.
  • Com a Libra, o Facebook está assumindo o papel de um banco central e as explosões de preocupação dos funcionários do governo são motivadas pelo temor de que o setor de serviços financeiros sofra um revés que os protege e mantém no escritório.
  • Libra não oferecerá privacidade financeira, mas obriga as pessoas preocupadas com a perda dessa privacidade a explorar alternativas, como o Bitcoin e outras criptomoedas.

“Através de seus investimentos em realidade aumentada e virtual, parece que o Facebook deseja criar um mundo digital completamente novo. Libra poderia ser a mana financeiro que alimenta essa existência virtual”, concluiu Hayes.

Libra, um ETF (Exchange-traded fund)

Enquanto isso, a própria equipe de pesquisa da BitMex, no entanto, adotou uma abordagem ligeiramente diferente da moeda de Libra, chamando-a de “Libra ETF” em uma análise “um pouco de língua e bochecha”. Abreviação de fundo negociado em bolsa, um ETF é um fundo que contém uma cesta de outros ativos em nome dos detentores da unidade ETF. Da mesma forma, a Libra também será lastreada por vários outros ativos, dando a cada “unidade” seu valor.

Uma grande diferença entre a Libra e um ETF é que os detentores de Libra não têm direito a receber renda derivada dos investimentos feitos pela Associação Libra.

“Concluímos que, embora a Libra tenha desvantagens significativas quando comparado aos produtos tradicionais de ETF, o amplo alcance do consumidor do Facebook com plataformas como Whatsapp e Instagram poderia dar à Libra uma vantagem comercial”, observou a equipe de pesquisa.

Separadamente, em entrevista ao Yahoo Finance, Jamie Dimon, CEO da gigante de banco de investimento JPMorgan, questionou se a Libra “seguirá as regras bancárias ou KYC, BSA, AML, ou não?”

“Mas eles obviamente querem atender seus clientes, e tudo bem”, disse ele, acrescentando que não acredita que as criptomoedas em geral sejam uma ameaça aos negócios do JPMorgan.

“Nós vamos ter concorrentes. Seja um concorrente de criptomoeda ou outro concorrente de tecnologia financeira, nós vamos ter concorrentes. Eu digo ao nosso pessoal, apenas não adivinhe. Você sabe que eles estão lá. Você sabe que eles querem comer o seu almoço. Admita. E podem não ser os que vemos. Podem ser os que não vemos”, disse ele, enfatizando que “Blockchain é real. Nós temos a blockchain da moeda JPMorgan. E a competição é real”.

Além disso, parece que as exchanges estão cada vez mais procurando listar a Libra. Por exemplo, a grande bolsa Binance “provavelmente desejaria listar” a Libra e já está em contato com o Facebook, informou a Finance Magnates, citando o diretor de estratégia da bolsa, Gin Chao. Enquanto isso, Erik Voorhees, CEO da plataforma de negociação ShapeShift, disse que “ele adoraria integrar o Libra no ShapeShift quando ele existir”, relatou Coindesk.

Fonte: Cryptonews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escola Austríaca de Economia
Economia

3 Livros da Escola Austríaca de Economia que você não pode deixar de ler

Ainda há pouco ocorreu a comemoração de 75 anos da versão em inglês da obra prima, Ação Humana, de Ludwig von Mises, bem como os 50 anos de reavivamento da Escola Austríaca de economia. No ressurgimento da Escola Austríaca são notáveis as contribuições à teoria de processo de mercado lideradas por Hayek (tratando do problema […]

Leia Mais
Corte de juros
Economia

Copom decide cortar juros básicos da economia

Em reunião realizada nesta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), decidiu reduzir a taxa de juros básica de 11,25% para 10,75%. A decisão foi tomada em meio a alta do dólar e alta dos juros nos Estados Unidos. O corte será o sexto realizado durante o governo Lula, quando a […]

Leia Mais
Economia de Lula
Economia

O boom artificial da economia criado pelos gastos públicos crescentes do governo Lula

Em um artigo recente do UOL, o colunista José Paulo Kupfer afirmou que a economia brasileira está bombando graças ao “estilo Lula” de governar. Kupfer fez essa afirmação com base em dados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), divulgados pelo Banco Central, na última segunda-feira (18). O colunista afirma que o “crescimento econômico” converge com […]

Leia Mais