O presidente do senado, rodrigo pacheco, leu no dia 26 de abril, quarta feira, o requerimento para a criação da CPI do dia 8 janeiro. Isso é ocorreu por causa dos recentes acontecimentos relacionados a omissão do governo de lula aos ataques dos bolsonaristas às instituições estatais. Há pouco, o ministro do GSI ( Gabinete de Segurança Institucional) pediu demissão após o vazamento de imagens das câmeras mostrando que ele foi conivente com os invasores do congresso, além disso o documento mostrado por Kim Kataguiri demonstra que o ministro da justiça e segurança pública, Flávio Dino, mentiu ao falar publicamente para a mídia que o serviço de inteligência ABIN não teria informado sobre a gravidade da invasão que ocorreu no dia 8 de janeiro.

Essa estratégia desesperada do governo Lula de limpar sua imagem de antidemocráticos poderá ser um desastre para seu mandato, uma vez que os ministros serão convocados para receber perguntas diretas sobre o tema e poderemos ver a reação deles ao exibir os documentos que comprovem a omissão do estado aos ataques golpistas.

Vale lembrar também que semana passada antes das imagens do ministro do GSI serem vazadas, o governo conseguiu adiar a sessão que leria o tal requerimento que Pacheco apresentou no dia 26 de abril. Agora que o governo e a oposição se organizam para ter maioria e controlar a narrativa pública da CPI, toda essa bagunça organizada por defensores do estado, vulgo bolsonaristas e petistas, demonstram o real intuito dessa briga: sair por cima a qualquer custo.

O lado certo dessa história está em nosso posicionamento para que a população se mobilize publicamente contra duas ameaças presentes no congresso e nessa CPI. A primeira é que os bolsonaristas dirão que o PT tem relação com o ataque, uma vez que bolsonaro agora está negando seu posicionamento golpista diante do depoimento prestado à polícia federal, e a segunda será o PT tentando apagar sua omissão aos ataques e punir ao máximo quem discordar deles, seja bolsonarista ou não. Assim, devemos expor para os como isso é uma briga para nos controlar através do estado.

Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *