Criptomoedas estão “agitando o sistema”, diz diretora do FMI

As tecnologias financeiras, como as moedas digitais, estão “sacudindo” o sistema bancário e devem ser monitoradas para manter a estabilidade, de acordo com Christine Lagarde, diretora do Fundo Monetário Internacional. Em entrevista para a CNBC na Quarta-Feira, a Diretora Administrativa do FMI apontou os modelos de negócios em mutação dos bancos comerciais como evidência de que inovações como criptomoedas estão tendo um claro impacto sobre o setor financeiro.

“Eu acho que o papel disruptivo e qualquer coisa que esteja usando a tecnologia de contabilidade distribuída, quer você chame isso de criptomoedas, ativos, moedas, ou qualquer outra coisa… isso está claramente agitando o sistema”, disse ela.

A chefe do FMI alertou que tais mudanças no setor financeiro devem ser acompanhadas de regulamentação. “Não queremos inovações que abalariam tanto o sistema que perderíamos a estabilidade necessária”, disse ela.

Startups e grandes empresas de tecnologia estão cada vez mais de olho no setor bancário como um mercado multitrilionário maduro para a ruptura. O Facebook está desenvolvendo sua própria criptomoeda e a Apple lançou seu próprio cartão de crédito em parceria com a Goldman Sachs no mês passado. Os bancos responderam com suas próprias tentativas de adotar novas tecnologias.

Os bancos responderam com suas próprias tentativas de adotar novas tecnologias. O JPMorgan está experimentando um token digital chamado “JPM Coin” que instantaneamente liquidaria pagamentos entre clientes e a Goldman Sachs está expandindo seu banco de varejo digital chamado Marcus no exterior.

Lagarde disse que as empresas de tecnologia que entram no espaço bancário “com força” devem estar sujeitas à regulamentação. “Eles terão que ser responsabilizados para que possam ser totalmente confiáveis”, disse ela.

Para conferir a notícia original, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais
União Europeia ALM Criptomoedas
Criptomoedas

Novas leis contra lavagem dinheiro da UE visam transações em criptomoedas

Como parte das novas leis contra lavagem de dinheiro, o Parlamento da União Europeia proibiu carteiras de criptografia de autocustódia não identificadas para transações na região. A proibição tem como alvo as transações anônimas em dinheiro que excedam € 3.000 e as carteiras de auto-custódia em várias plataformas. Em uma publicação recente nas redes sociais, […]

Leia Mais