De promessa de picanha a taxação de carnes nobres

Picanha de Lula

O presidente Lula, que durante sua campanha em 2022 havia prometido que o pobre voltaria a comer picanha, decidiu pela taxação das carnes nobres, entre as quais a picanha também estaria inclusa. A justificativa do petista é a de que tal tipo de carne é consumido somente pelos ricos.

Abaixo, o vídeo onde Lula afirmou que o pobre “voltaria a comer picanha:

A posição do presidente foi apresentada durante uma entrevista ao UOL, onde foi abordada a discussão sobre a diferenciação que alguns produtos terão com a reforma tributária. A proposta de emenda à Constituição (PEC) que foi aprovada no ano passado estabelece a possibilidade de alguns produtos serem incluídos na cesta básica (e, portanto, totalmente isentos do CBS e IBS, impostos agregados que serão criados com a reforma). Outros itens terão 60% de redução.

O presidente Lula, que havia prometido durante sua campanha que o pobre voltaria a comer picanha, defendeu a taxação de carnes nobres, afirmando que tal tipo de carne é consumida somente pelos ricos, enquanto os pobres comem frango. Ao menos este último, o petista afirmou que não irá taxar:

“Nós estamos discutindo várias coisas. Vamos discutir na reforma tributária quais itens a gente quer que não pague imposto e quais a gente quer. Os empresários querem que a gente isente toda a carne. Acho que a gente tem que mediar. Tem carne consumida por gente de padrão alto e a carne que o povo consome. Pode fazer a separação. Não vamos taxar frango, é o que o povo come todo dia”

A decisão contradiz a promessa do presidente durante sua campanha presidencial em 2022, bem como suas críticas ao preço da picanha, que ele mesmo afirmou que tinha que baixar mais. No entanto, ao taxar ainda mais as carnes nobres, inclusive a picanha, o presidente Lula não está ajudando a facilitar isso.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Lei sancionada por Lula pode aumentar os custos com autoescola

O presidente Lula sancionou na última quarta-feira, 15, a lei 14.92/24, que estabelece a idade máxima dos veículos destinados à formação de condutores. Tal medida poderá aumentar os custos das autoescolas, já que elas precisarão trocar os veículos utilizados nos cursos de condução com mais frequência. A lei A lei 14.92/24 estabelece a idade máxima […]

Leia Mais
Economia

Isenção do imposto sobre a carne é derrota de Lula, e não sua vitória

Após a inclusão da carne bovina entre os alimentos isentos de impostos ser aprovada no Congresso, Haddad se manifestou afirmando que a decisão seria uma vitória do presidente Lula. No entanto, falas anteriores de Lula sobre tributar carnes nobres mostram que isso não era uma pretensão do petista. Carne isenta de impostos Na última quarta-feira […]

Leia Mais
Economia

Superpopulação: Um Mito Antigo Refutado

O príncipe Philip disse certa vez: “Caso eu reencarne, gostaria de voltar como um vírus mortal, para contribuir de alguma forma para resolver o problema da superpopulação”. O falecido Duque de Edimburgo faleceu em 2021, mas o sentimento histérico que ele expressou sobre a superpopulação continua vivo. Uma pesquisa da YouGov revelou que as preocupações […]

Leia Mais