Edward Snowden: A prisão de Pavel Durov é um ataque aos direitos humanos básicos

Diferentes personalidades estão levantando suas vozes para criticar e condenar as ações exercidas contra o fundador do Telegram, Pavel Durov. Edward Snowden, famoso por vazar documentos que revelam a existência de programas secretos de vigilância global, criticou o governo francês pela prisão de Durov.

Em declarações feitas no X, Snowden disse:

“A prisão de Durov é um ataque aos direitos humanos básicos de expressão e associação.”

Além disso, ele acusou o presidente Emmanuel Macron de ser o responsável por essa prisão, considerando-a um sequestro. “Estou surpreso e profundamente triste que Macron tenha descido ao nível de fazer reféns como meio de obter acesso a comunicações privadas”, enfatizou. “Isso rebaixa não apenas a França, mas o mundo”, concluiu.

Snowden também pediu que as pessoas “acordem” e entendam que os governos estão tentando pegar qualquer plataforma que ofereça a possibilidade de discordar de seus usuários, como o Tiktok e o Telegram.

A prisão de Durov ocorreu em Le Bourget no sábado. O Telegram, usado por mais de 900 milhões de usuários por mês, estaria na mira das autoridades francesas sob a acusação de “facilitar” crimes como terrorismo, tráfico de narcóticos e fraudes, entre outros.

Leia também:

Muitas outras personalidades, incluindo o proprietário da X, Elon Musk, o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, e o presidente salvadorenho, Nayib Bukele, declararam suas preocupações com a prisão de Durov e suas implicações para as plataformas de liberdade de expressão.

No entanto, no momento, seu futuro ainda é um mistério. De acordo com relatos, as autoridades francesas recentemente estenderam sua prisão para 96 horas. Após esse período, a justiça francesa pode decidir libertá-lo ou apresentar queixa e mantê-lo sob custódia enquanto esse processo se desenvolve.

Artigo escrito por Sergio Goschenko, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido por Rodrigo


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ética

Com nova medida, Governo Lula irá confiscar dinheiro esquecido em banco

Com sua fome desenfreada por mais dinheiro, o Governo Lula não está perdoando nem mesmo o dinheiro esquecido pelos cidadãos nas contas bancárias, que agora poderão ser confiscadas pelo governo federal. A medida faz parte do projeto de lei de reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores da economia, aprovado na Câmara dos […]

Leia Mais
Ética

Independência ou Morte!

Hoje é o dia 7 de setembro, onde milhões de brasileiros comemoram o dia em que D.Pedro I proclamou o Brasil como independente de Portugal. Tal proclamação foi feita com o famoso grito “Independência ou Morte!”, às margens do rio Ipiranga, na atual Zona Sul de São Paulo. O episódio se tornou um dos mais […]

Leia Mais
Ética

26 cristãos degolados por terroristas islâmicos em uma paróquia em Burkina Faso

Burkina Faso foi recentemente palco de um novo ataque terrorista que deixou um saldo trágico de centenas de vítimas, incluindo mulheres e crianças. Esse ataque ocorre em meio a um clima de violência crescente na região, o que levou a um aumento significativo de deslocamentos forçados e ataques a comunidades vulneráveis. Os grupos jihadistas cercaram […]

Leia Mais