Wikileaks libera acesso completo a milhares de documentos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso na manhã desta quinta-feira (11) pela polícia britânica na embaixada do Equador, em Londres. Horas depois, o Wikileaks liberou milhares de documentos governamentais e privados.

Início da lista publicada hoje.

A lista (confira aqui) está em ordem alfabética e a esmagadora maioria de seus arquivos curiosamente tem a mesma data e hora: ” 01-Jan-1984 01:01″. O ano de 1984 parece representar o conhecido Nineteen Eighty-Four, o conhecido romance distópico do clássico autor britânico George Orwell. No livro, Orwell mostra como uma sociedade oligárquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela, retratando o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo.

O termo “wikileaks” aparece na lista 20 vezes, contendo inclusive um arquivo de texto expositivo de como a CIA (órgão de inteligência americana) tentou censurar a organização (leia na íntegra aqui).

Temos também imagens de dois documentos que supostamente comprovam que o falecido empresário Steve Jobs teve HIV (link), como também um gigantesco arquivo (na casa dos milhares) com e-mails da política e advogada americana Hillary Clinton (link), relatórios da marinha e exército americano assim como documentos judiciais de diversos tipos.

O Brasil aparece duas vezes na lista, na primeira temos um arquivo compactado (.zip) com 131 outros arquivos referentes à socióloga e política brasileira Roseana Sarney, que também era filiada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Nos documentos encontramos majoritariamente cartas e recibos, onde aparecem os nomes de Sarney, de José Brafman e de companhias associadas à eles (link).

A segunda vez que o Brasil aparece é num arquivo de texto (PDF) com 73 páginas, cujo assunto é um estudo de um projeto de energia em Nova Iguaçu, escrito pelo consultor J.H Penido Monteiro, em 2013 (link).

One thought on “Wikileaks libera acesso completo a milhares de documentos”

  1. Não vou me surpreender se ele aparecer “misteriosamente” morto, ou com alguma doença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais