Wikileaks libera acesso completo a milhares de documentos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso na manhã desta quinta-feira (11) pela polícia britânica na embaixada do Equador, em Londres. Horas depois, o Wikileaks liberou milhares de documentos governamentais e privados.

Início da lista publicada hoje.

A lista (confira aqui) está em ordem alfabética e a esmagadora maioria de seus arquivos curiosamente tem a mesma data e hora: ” 01-Jan-1984 01:01″. O ano de 1984 parece representar o conhecido Nineteen Eighty-Four, o conhecido romance distópico do clássico autor britânico George Orwell. No livro, Orwell mostra como uma sociedade oligárquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela, retratando o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo.

O termo “wikileaks” aparece na lista 20 vezes, contendo inclusive um arquivo de texto expositivo de como a CIA (órgão de inteligência americana) tentou censurar a organização (leia na íntegra aqui).

Temos também imagens de dois documentos que supostamente comprovam que o falecido empresário Steve Jobs teve HIV (link), como também um gigantesco arquivo (na casa dos milhares) com e-mails da política e advogada americana Hillary Clinton (link), relatórios da marinha e exército americano assim como documentos judiciais de diversos tipos.

O Brasil aparece duas vezes na lista, na primeira temos um arquivo compactado (.zip) com 131 outros arquivos referentes à socióloga e política brasileira Roseana Sarney, que também era filiada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Nos documentos encontramos majoritariamente cartas e recibos, onde aparecem os nomes de Sarney, de José Brafman e de companhias associadas à eles (link).

A segunda vez que o Brasil aparece é num arquivo de texto (PDF) com 73 páginas, cujo assunto é um estudo de um projeto de energia em Nova Iguaçu, escrito pelo consultor J.H Penido Monteiro, em 2013 (link).

One thought on “Wikileaks libera acesso completo a milhares de documentos”

  1. Não vou me surpreender se ele aparecer “misteriosamente” morto, ou com alguma doença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad afirma que memes que estão criando sobre ele são baseados em “desinformação”

Os memes feitos em crítica ao aumento de impostos atribuído ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), estão tomando conta da internet no Brasil. O ministro, porém, afirma que tais memes em crítica a ele são baseados em “desinformação“. Os memes Após a criação de novos impostos, o ministro Haddad se tornou alvo de diversos […]

Leia Mais
Política

Aumenta a pressão sobre Biden para que ele repense sua candidatura

Na quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viu crescer a pressão para que reconsiderasse sua candidatura à reeleição, que é questionada tanto por membros de seu partido quanto por apoiadores importantes, como o ator George Clooney. Em meio à cúpula da OTAN, que de terça a quinta-feira reúne em Washington os chefes de […]

Leia Mais
Política

O Fórum Econômico Mundial ainda está conspirando contra sua liberdade

Em janeiro passado, a elite da humanidade se reuniu novamente em Davos, na Suíça, para planejar o resto de nossas vidas. Os líderes do Fórum Econômico Mundial (FEM) são moralmente superiores porque se dedicam a destruir sua liberdade de salvar a Terra ou, pelo menos, proteger o habitat das plantas. Sessenta chefes de governo de […]

Leia Mais