Em um gesto que mais parece uma piada de mau gosto, o jornal “O Globo” presenteou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o prêmio Faz Diferença 2023, na categoria Economia. Haddad, ao receber o prêmio, afirmou que o Congresso “ajudou muito o Brasil”.
O troféu foi entregue ao ministro Haddad pela editora de Economia do GLOBO, Luciana Rodrigues, e pelo colunista Lauro Jardim. Após receber o prêmio, Haddad agradeceu ao GLOBO e à Firjan pela iniciativa. O ministro também enalteceu os secretários da Fazenda, o Congresso e o Judiciário, e afirmou que sem eles não teria conseguido executar um “bom” trabalho.
Interessante que, para Haddad deixar os brasileiros um déficit fiscal inédito em anos e uma hiperinflação sejam sinônimos de “um bom trabalho”.
Segundo o Globo, o prêmio entregue a Haddad foi um reconhecimento de suas “contribuições” para a reforma tributária. Reforma essa que aumentou os impostos federais para todos os brasileiros.
Além disso, ainda há o “Arcabouço Fiscal” (ou seria “Calabouço Fiscal“?) que levou a um aumento de gastos e endividamento do governo, jogado, é claro, nas costas dos pagadores de impostos. Se o Haddad merece algum prêmio, é o de Ignóbil da Economia.